Copacol participa de repovoamento do Rio Piquiri

Com o objetivo de repovoamento de peixes do rio Piquiri, a Copacol, em parceria com a Associação de Pescadores do Município de Nova Aurora, Nova Pesca, realizou mais uma ação de soltura de juvenis no afluente do rio Paraná.

A ação ocorreu na comunidade de Universo, na ponte entre os limites de Nova Aurora e de Quarto Centenário.

A Copacol participou com toda a logística, desde a despesca dos dez mil juvenis da espécie pacu na propriedade do cooperado Dionizio Mezzon, transporte com caminhão estruturado com toda a tecnologia para o bem-estar e segurança dos peixes durante a viagem. A Cooperativa doou também a ração usada na alimentação dos peixes até que tivessem tamanho adequado para que fossem devolvidos à natureza. “A Cooperativa é parceira neste projeto oferecendo a infraestrutura, o transporte, a doação de peixes e alimentação. Essa ação é de grande importância para devolver à natureza o que ela tem de melhor”, afirma o diretor-secretário da Copacol, Silvério Constantino.

O transporte do peixe ocorre por meio de caminhões-tanques cedidos pela Copacol. Mais de 50 voluntários participaram da ação. “A Copacol fica satisfeita em estar presente em ações como estas, que envolvem a comunidade. Agradecemos a oportunidade de colaborar mais uma vez”, afirma Marcos Pauvels, gerente de operações de entrada da Copacol.

O PROJETO
A Associação de Pescadores do Município de Nova Aurora, Nova Pesca, começou com a iniciativa há seis anos, com a união de apenas quatro amigos que conservam a paixão pela pesca. Preocupados com a conservação do rio Piquiri, eles resolveram iniciar o repovoamento de espécies nativas em água doce. Além da soltura de peixes, os voluntários realizam a limpeza e o reflorestamento das margens do rio. “A Copacol sempre foi parceira nossa. A Cooperativa realiza a despesca e doa as rações para que o peixe possa chegar no tamanho ideal para a soltura no rio, o que protege os animais de futuros predadores naturais”, afirma o presidente da Nova Pesca, Luis Eduardo Menks.