Copacol mantém certificação GMP+ na Unidade Industrial de Soja

A Copacol se preocupa com a qualidade de seus produtos e segurança de alimentos. Isso se aplica também ao processo de industrialização de soja, na transformação do grão em farelo e óleo degomado, destinados à alimentação animal. Alinhado a isso, a UIS (Unidade Industrial de Soja) da Cooperativa passou pela auditoria de manutenção da certificação GMP+.

A certificação incorpora conceitos de gerenciamento de qualidade como ISO 9001, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), limites de segurança de alimentos, rastreabilidade, monitoramento, programas de pré-requisitos e um sistema próprio de notificação de incidentes, o Early Warning System (EWS) . A auditoria avaliou os processos de recebimento, classificação, limpeza e armazenagem de soja, além de produção de farelo, casca e óleo bruto e degomado da oleaginosa.

A manutenção da certificação assegura a conformidade dos rigorosos processos exigidos por esse programa. “A recertificação garante que o nosso trabalho é eficiente e nos permite continuar a produção para atender as exportações, mas também as nossas integrações. É nossa responsabilidade produzir com qualidade e a certificação assegura a procedência dos nossos produtos”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

A UIS

Neste ano, em função da supersafra, a Unidade trabalhará com esmagamento o ano todo, ultrapassando 620 mil toneladas de produto esmagado. A UIS consome 1.800 toneladas de soja por dia: são quatro armazéns que tem capacidade de 50 mil toneladas cada um. Toda soja que chega até a Unidade passa por um rigoroso controle de qualidade. “Essa qualidade que oferecemos no nosso produto tem muito a ver com a cultura de toda a equipe que trabalha aqui, que é bastante comprometida”, afirma o supervisor da UIS, Euclides Braun.