Copacol leva cultura e esporte ao sudoeste por meio de projetos sociais

O som do apito dá início ao toque da bola. O verde do gramado é tomado pelo espírito de equipe. Dos dois lados prevalece o desejo da vitória. O chute balança a rede: é gol e um dos times comemora em campo. O futebol ensina que é preciso cooperar com jogadas certeiras para ter mais chances de acerto – a confiança está em cada lance. Muito mais que uma partida, o esporte é o caminho para garantir as crianças um futuro melhor, por meio da disciplina e do respeito ao próximo. É com incentivos aos municípios parceiros que a Copacol desenvolve o Projeto Apoio Cultural – com a compra de materiais, atividades esportivas e culturais são desenvolvidas no Oeste e no Sudoeste do Paraná.

“Pretendemos até 2023 beneficiar mais de 35 mil crianças pelo trabalho de cooperação com crianças e adolescentes em cidades onde estamos instalados, gerando além de emprego e renda, desenvolvimento social. É satisfatório ver que estamos tirando as crianças da rua, proporcionando aprendizados enquanto não estão na escola”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

No sudoeste, as ações estão em pleno funcionamento nos municípios de Capanema, Planalto, Pérola, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste. As aulas de futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, desenho artístico, teatro, dança e música são desenvolvidas conforme a definição de ações de cada cidade. Em Pranchita, o esporte ganhou força com a participação da Cooperativa. “É fundamental incentivarmos a prática esportiva. É um investimento, jamais um gasto. É com essa visão que atuamos. Em campo a criança aprende disciplina, pratica um esporte e fica longe das ruas. É o futuro delas que está em jogo”, afirma o secretário de Esportes, Lucas Prates Chiarello.

O sonho de ser um jogador de futebol sempre fez parte da vida do estudante Marcos Vinícius Sandersnora, 17. Ele participa das aulas oferecidas pelo município, tornando o aprendizado em uma meta profissional. “Sempre quis ser jogador profissional. Evolui muito com as aulas que fazem com que a gente melhore o desempenho em campo”, diz Marcos, que pretende continuar com os estudos – ele espera cursar Odontologia, enquanto não realiza o sonho dos campos.

Com ações educacionais, culturais e esportivas, a Copacol desenvolve o Propósito Estratégico O Futuro Tem Copacol, proporcionando formações para educadores e atividades com crianças e adolescentes. Também integram as ações do Apoio Cultural as cidades de Cafelândia, Mariluz, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre e Moreira Sales. “Estamos formando verdadeiros cidadãos. O trabalho gera oportunidades de desenvolvimento para essas crianças e adolescentes. Estamos comprometidos com a transformação da nossa comunidade e com essas ações conseguimos levar conhecimento as futuras gerações”, afirma a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.