Copacol: Leite – cooperados conhecem indicadores e desenvolvem estratégias para produtividade

Em um trabalho desenvolvido em uma parceria entre Copacol, Vaccinar e a consultoria Exian, produtores de leite integrados puderam obter um levantamento detalhadas sobre as produções e os índices zootécnicos, além de traçar estratégias de melhoria na produção.

Desde 2020, a empresa de consultoria acompanha os bovinocultores e faz o levantamento de indicadores que permitem conhecer a fundo a produção para desenvolver metas para melhorar os resultados. “Mensalmente coletamos uma série de informações de cada propriedade para levantar os indicadores de cada uma. No fim de cada ano, fazemos um fechamento e apresentamos para eles quais foram os resultados quanto a produção, reprodução, saúde dos animais e, com isso, conseguimos sabemos como está a situação da propriedade. Assim, conseguimos verificar quais estratégias podem ser desenvolvidas para melhorar esses números que têm impacto econômico direto na atividade”, comenta o médico veterinário, André Ostrensky.

O cooperado de Central Santa Cruz, em Cafelândia, Marcelo Eckstein, teve o raio-X da propriedade: com os dados em mãos, ele consegue visualizar os métodos mais eficazes para garantir redução de custos e aumento de produtividade. “Com esses índices que são apresentados conseguimos visualizar como está a situação da propriedade e temos mais clareza do que podemos fazer para avançar. Sempre saímos com ideias novas do que pode ser feito para melhorar e, assim, alcançar resultados que garantam um produto de alta qualidade e uma boa rentabilidade”.

O objetivo em levantar e apresentar esses dados para os produtores de leite é conhecer os índices da propriedade e assim gerar maior produtividade. “Os cooperados podem compartilhar as dificuldades e conhecer quais são as oportunidades que existem para avançar na produção. Mostramos esses indicadores para o produtor ter essa troca de informações e conseguir traçar estratégias e metas mais claras do que deve ser feito”, afirma o gerente da Integração de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles.

Para tirar dúvidas e se atualizar, o professor Ostrensky trouxe ainda informações a respeito da mastite, doença que traz grandes prejuízos econômicos. O especialista apresentou as principais causas do problema e quais estratégias podem ser adotadas para evitá-la. No fim do encontro, o produtor Devair Costa, de Formosa do Oeste, recebeu da Vaccinar o reconhecimento por apresentar os melhores índices zootécnicos ao longo de todo 2022.