Copacol: jovens do programa Conecta Peixes participam de Dia de Campo

Os jovens que integram o Programa Conecta Peixes participaram de um Dia de Campo da Piscicultura na propriedade do cooperado Thiago Voss, em Nova Aurora. O intuito da atividade foi realizar uma troca de ideias entre os participantes, para conversar sobre manejos que dão certo e resultam em melhores produtividades. Além disso, com as baixas temperaturas do inverno se aproximando, os produtores receberam algumas orientações para a estação.

De acordo com o engenheiro de Pesca da Copacol, Cleiton Pletsch, que comandou o encontro, esse foi um momento importante para os produtores trocarem informações a respeito de manejos e do que é feito em cada propriedade que vem dando certo. “Foi um encontro similar ao que fizemos com os produtores no verão. Falamos dos manejos e das oportunidades que existem para todos alcançarem melhores resultados. É sempre uma satisfação fazer uma roda de conversa como essa, com grupos pequenos onde todos se sentem mais à vontade para falar e tirar dúvidas”.

Participando pela primeira vez do Conecta, a cooperada de Central Santa Cruz, Cristiane Felipe, aprovou o encontro. “Na propriedade trabalhamos somente com a piscicultura e somos novos, estamos no segundo lote de peixes. Então participar desse Programa é muito bom para conversar, trocar informações e saber o que os outros estão fazendo que está dando certo para aplicarmos na propriedade também. Assim, conseguimos inovar e ter melhores resultados”.

O cooperado de Cafelândia, Vitor Jasper de Paula, aproveitou o encontro para conhecer novas formas de manejo e melhorar o que é feito na propriedade. “Para nós que trabalhamos com a piscicultura é muito interessante participar do Conecta, porque temos novas ideias a partir do que os outros produtores falam e, assim, conseguimos ter melhores ganhos. Além disso, eu gostei bastante que eles passaram para nós dicas de manejo para o inverno. Com isso conseguimos evoluir na atividade”.

Esse foi o primeiro encontro do grupo neste ano. Eles ainda participarão de outras três atividades: uma palestra sobre sistemas de automação para manutenção de oxigênio, uma visita para ver e entender como funciona a vacinação de juvenis para alojamento e uma visita técnica para a UPA (Unidade de Produção de Alevinos) de Quarto Centenário.