Copacol: fortalecimento do agronegócio é defendido em Encontro de Núcleo Cooperativo

A defesa do agronegócio brasileiro ganha força a cada etapa dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2022, realizados pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). Cafelândia, no oeste paranaense, recebeu nesta quarta-feira 315 lideranças cooperativistas, que estiveram atentos à apresentação do Programa de Educação Política do Cooperativismo – ação que visa a formação de uma bancada parlamentar intensamente envolvida com o setor, que só no nosso estado pretende faturar R$ 200 bilhões nos próximos anos.

Para o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, esse é um momento crucial para o cooperativismo, devido ao período eleitoral, exigindo da categoria maior união em defesa do agronegócio. “O cooperativismo quer dar sua contribuição de forma organizada à política nacional, identificando os candidatos que se aproximam do nosso setor. A intenção é fazer um trabalho consistente e técnico. Precisamos dessa organização para estarmos fortalecidos para tratarmos de assuntos relevantes ao setor”, afirma Ricken, que enaltece o Programa de Educação Política nesse trabalho de conscientização. Entre as grandes preocupações atuais apontadas por ele está o seguro agrícola, que sofreu grandes impactos recentemente. “Tivemos perdas superiores a 10 milhões de toneladas na última safra, o que deixou as resseguradoras apreensivas, elevando os prêmios, dificultando contratações. Não podemos imaginar uma safra sem Proagro, sem seguro, por isso, precisamos de uma atuação fortalecida neste segmento”.

NÚCLEO OESTE
A Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), a Sicredi Nossa Terra e a Coopercaf (Cooperativa de Transportes Rodoviários de Cafelândia) foram anfitriões do Encontro Cooperativista do Núcleo Oeste – o primeiro presencial, após dois anos de pandemia. “O Encontro de Núcleo é uma oportunidade para estreitarmos os laços cooperativistas de diferentes ramos e compreendermos as decisões da Ocepar. Essa reunião nos proporciona a atualização do agronegócio e garante a representação política na defesa dos nossos interesses”, ressalta o coordenador do Núcleo Oeste, diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Estiveram presentes também no encontro o presidente da Coopercaf, Edson Zonta, e a presidente do Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, que recepcionaram demais presidentes, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, líderes dos Comitês Educativos, grupos femininos e de jovens, executivos e gestores de cooperativas paranaenses. Além de Cafelândia, as cidades de Arapoti (Núcleo Centro-Sul) e Mariópolis (Núcleo Sudoeste) também já tiveram ciclos de Encontros de Núcleos nesta semana. Nesta quinta-feira será a vez de Rolândia receber lideranças dos Núcleos Norte e Noroeste. A iniciativa visa estimular o voto consciente e fortalecer a base de atuação da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) no Congresso Nacional.

Para a formação das lideranças que levarão adiante a meta de fortalecimento do setor, duas apresentações foram realizadas durante o Encontro do Núcleo Cooperativo em Cafelândia: Eduardo Lima Queiroz, coordenador de relações governamentais da Organização das Cooperativas Brasileiras, demonstrou a função da Frente Parlamentar do Cooperativismo e como ocorre a atuação do Programa de Educação Política da OCB; e Daniely Andressa Silva, coordenadora do Programa de Educação Política e relações parlamentares da Ocepar, trouxe um panorama da conscientização pela entidade.

DEFENSORES DO AGRO
O Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense contribuiu para a eleição de uma bancada parlamentar comprometida com o setor: a bancada é composta por 14 deputados federais e dois senadores.