Copacol: Eneagrama aplicado na propriedade rural

Membros do Comitê Educativo da Copacol participam do Curso Eneagrama das Emoções, realizado pelo Sescoop (Serviço de Aprendizado do Cooperativismo), com destaque ao “Caminho da Autoliderança à Liderança Eficaz”. O objetivo da atividade é trabalhar os “Cinco Pilares da Inteligência Emocional”, baseados no conteúdo do jornalista e escritor Daniel Goleman.

Como parte do conteúdo, o curso trabalha autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e inteligência social. “O Eneagrama é uma ferramenta poderosa para entendermos como as pessoas funcionam no sentido de compreender suas emoções, seus sentimentos e desenvolver domínio sobre isso”, explica o palestrante Daniel Steimann. Ele pontua ainda, que, quando o ser humano não tem controle sobre suas emoções ele age por instinto e isso pode gerar grandes conflitos. “As pessoas podem ter a melhor das intenções, mas sem o autocontrole, elas acabam falando o que não gostaria e agindo sem pensar”, complementa.

O conhecimento é facilmente aplicado no dia a dia dos cooperados. “Isso vai agregar até na forma como tratamos e educamos nossos filhos. Além disso, ajuda a entender as emoções do outro, atitudes dos funcionários e de pessoas que convivem com a gente”, conta o agricultor, Luiz Antonio Moter.

A curto prazo, os participantes sentem os reflexos de saber mais sobre o comportamento humano. “Isso pode gerar maior engajamento entre cooperados e seus colaboradores. Automaticamente melhora o relacionamento na família, na equipe, entre os funcionários e até na cooperativa de modo geral”, complementa o palestrante.

Para a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, este é um investimento da Copacol que vem para agregar na vida cotidiana dos cooperados. “É uma ferramenta importante que nós estamos disponibilizando através deste treinamento aos nossos membros, como uma forma de desenvolvimento pessoal, um guia para que as pessoas possam utilizar da identificação de personalidade para orientação do processo de desenvolvimento, ressaltando pontos fortes a melhorar”, explica Elizete.