Copacol é reconhecida por boas práticas de integridade com Selo Verde

Prestes a completar seis décadas de existência, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) acaba de receber o reconhecimento pelas boas práticas de integridade com foco na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. A certificação do Selo Mais Integridade foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, da Apex-Brasil, em Brasília.

A cerimônia foi prestigiada pelo diretor-secretário, Silvério Constantino, pelo gerente de Auditoria Interna, Moises Machado Alves, e pela gerente de Qualidade, Márcia Ferrari. O presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, também acompanhou o evento.

Neste ano, 27 organizações foram premiadas, sendo que 11 receberam a premiação pela primeira vez, representada pelo Selo Verde, entre elas a Copacol. “A importância da conquista desta certificação é muito grande, pois ratifica o propósito da Copacol, que ao longo de sua história de 60 anos sempre presou por uma postura ética, respeito ao meio ambiente, transparência e respeito às pessoas, levando produtos seguros e de qualidade aos consumidores, distribuindo renda de forma sustentável aos cooperados e colaboradores”, afirma Constantino.

O Selo Verde é concedido após um rigoroso processo de habilitação, avaliação e aprovação pelo Ministério da Agricultura, por meio de um Comitê Gestor composto por várias entidades, entre elas Confederação da Agricultura e Pecuária, Organização das Cooperativas Brasileiras, Controladoria-Geral da União e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Para alcançar o reconhecimento, a empresa precisa comprovar que tem programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional. O reconhecimento estabelece maior confiança com o consumidor, que está atento a postura adotada pelas empresas ao escolher o produto que vai levar para casa. “Recebemos o Selo Verde do Ministério da Agricultura com comemoração, pois externamos para o nosso público o compromisso da Copacol na adoção de boas práticas de integridade e de sustentabilidade, o que nos credencia a chegar aos 60 anos, protagonista de uma bela história no cooperativismo paranaense”, afirma o gerente de Auditoria Interna da Copacol.