Copacol – Dia de Campo: a qualidade começa pelo solo

Em busca de informações precisas que dão suporte para a produção agrícola, 2,2 mil pessoas acompanharam as palestras simultâneas do tradicional evento da Cooperativa: o Dia de Campo. Entre os principais temas abordados durante o evento, realizado nesta quarta e quinta-feira, está a estrutura do solo e dinâmica de nutrientes em diferentes sistemas de produção.

Com a sequência de cultivos sem a rotação, com o passar o tempo, formam-se camadas compactas no solo e a estratificação dos nutrientes, dificultando o desenvolvimento das raízes das plantas, como explica o engenheiro agrônomo, Vanei Tonini. “Nosso desafio é introduzir outros tipos de plantas de coberturas entre os cultivos ou mesmo consorciadas às culturas. Essa prática, atrelada a vários outros fatores nutricionais, vai auxiliar na formação de uma estrutura adequada do solo, gerando melhores produtividades em cada safra”, explica Vanei.

Dados do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) apontam um incremento de produtividade de 4% a 5% após o consórcio com plantas de cobertura de uma análise realizada em um período de um ano. Para alcançar patamares cada vez maiores, fazer a correção do solo é importante para que o produtor entenda qual o perfil das áreas cultivadas.

O agrônomo orienta os cooperados a realizarem a análise de solo para saber quais os nutrientes existentes e qual a quantidade. “Por meio desta análise o produtor poderá planejar a aplicação de corretivos que potencializam os nutrientes necessários para que o solo possa receber a cultura”, enaltece Vanei.

Outras práticas
As palestras simultâneas também abordaram temas sobre a importância do uso de herbicidas pré-emergentes no manejo de plantas daninhas da lavoura, o complexo de enfezamentos e viroses do milho, a qualidade da semente da soja e as novas biotecnologias.
Os cooperados também participaram as apresentações técnicas dos ensaios realizados pela equipe do CPA por meio das vitrines de cultivares de soja.

Cenários e tendências
A palestra principal do evento abordou o cenário e as perspectivas do mercado agrícola. O especialista em commodities agrícolas e consultor da FC Stone Brasil, Étore Baroni, abordou temas importantes para a agricultura brasileira, destacando os resultados da última safra e a expectativa do aumento da produção de soja para este ano.

Informação
Durante a recepção dos cooperados e a abertura do evento, o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a importância de os produtores buscarem conhecimento para que possam aplicar nas propriedades rurais. “Temos um Centro de Pesquisa referência no agronegócio brasileiro onde o produtor pode absorver todas as informações necessárias que irão agregar à lavoura. Cada vez mais o mundo precisa de alimentos e nosso papel é oferecer toda a estrutura e assistência que o cooperado precisa para produzir com qualidade”.