Copacol: CPA recebe equipamento de precisão para contagem de sementes

Referência nacional em análises e estudos agronômicos, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol investe continuamente em tecnologias para garantir eficiência e produtividade aos cooperados. O mais recente equipamento em uso é o Contador de Sementes com alta precisão, com designer inovador e operação extremamente ágil.

Por vibração, as sementes que estão na bandeja são direcionadas até o alimentador rotativo – a velocidade tem variação automática – o laser faz a contagem e indica no painel eletrônico o resultado. “Com o equipamento temos agilidade e precisão para o trabalho de contagem das sementes. Ele realiza a contagem de 100 sementes em cada repetição, e com a média dos pesos dessas repetições obtemos o peso de mil sementes das amostras que chegam da nossa unidade de sementes: essa avaliação permite maior assertividade para que o produtor possa regular seus maquinários no campo na hora do plantio”, afirma Gilza Blanco Maldaner, engenheira agrônoma no CPA.

O novo modelo do contador eletrônico é composto por um alimentador vibratório que oferece maior rigidez, menor atrito e facilidade de limpeza, e alimentador rotativo para saches possibilitando o enchimento automático. “Estamos em constante investimento, buscando sempre o que há de mais moderno e eficiente em pesquisa, pensando no nosso cooperado. Esse trabalho em laboratório faz a diferença em produtividade de grãos: nosso maior foco em todas as áreas do Centro de Pesquisa”, afirma Tiago Madalosso, gerente técnico CPA.