Copacol: Coordenadoras dos Grupos Femininos têm encontro com Diretoria Executiva

As novas coordenadoras dos Grupos Femininos da Copacol, que foram eleitas para o exercício de 2024 na última semana, tiveram um café da manhã especial com a Diretoria Executiva da Cooperativa. No encontro, elas puderam falar sobre as atividades de cada um dos 21 grupos e das expectativas para este ano.

Mais de 900 mulheres, entre esposas e filhas de cooperados, além de cooperadas, participam dos Grupos Femininos da Copacol. As coordenadoras lideram as atividades que são desenvolvidas por cada um dos grupos. “A mulher é parte integrante da família cooperada, que é a base da Cooperativa. E a Copacol é formada por famílias que tem objetivos de desenvolvimento e crescimento. Vendo os Grupos Femininos integrados e entusiasmados é uma grande satisfação para nós, porque o trabalho desenvolvido por cada uma delas traz o desenvolvimento pessoal, mas também o fortalecimento da nossa Cooperativa”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

A cooperada Paula Mariussi, de Jotaesse, Tupãssi, está a frente do Grupo Feminino pela primeira vez. “É um aprendizado diário. Juntas conseguimos evoluir e sermos melhores para a nossa família, comunidade e também para a Cooperativa. Espero cooperar com as demais integrantes do grupo para fazermos juntas nesse ano um trabalho exemplar”.

Representatividade

Para a coordenadora do grupo do Carajá, em Jesuítas, Simoni Tonelli, a participação efetiva da mulher nas atividades da Cooperativa, pelos Grupos Femininos, é essencial para o crescimento de todos. “É grandioso poder fazer parte e representar essas mulheres. Temos momentos de muito aprendizado, desafios e conhecimento”, diz.

Simoni ainda tem outro papel especial: é a representante da Copacol no Comitê Estadual Feminino do Sistema Ocepar: Elas pelo Coop no Paraná. “Representar a Cooperativa é muito especial, além de uma grande responsabilidade. Mas, mais do que isso, é uma oportunidade para mostrar para as mulheres de outras cooperativas como a Copacol é diferenciada e importante para a nossa região em todas as atividades onde está envolvida”.

Desenvolvimento

Os Grupos Femininos da Copacol completaram 22 anos: mais de duas décadas de aprendizados e participação nas atividades da Cooperativa. Para se desenvolver, elas participam de treinamentos, imersões e cursos. “Nosso Grupo Feminino é formado por mulheres determinadas e que participam ativamente das atividades da Cooperativa. Esse café da manhã foi a primeira atividade das novas coordenadoras, que já estão planejando as atividades que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano”, comenta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.