Copacol: cooperados iniciam Programa de Certificação de Conselheiros

Cooperados iniciaram nesta semana as aulas do Programa de Certificação de Conselheiros, desenvolvido pela Copacol em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o ISAE Brasil (Instituto Superior de Administração e Economia). A ação capacita produtores e os prepara para exercer cargos nos Conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa.

As irmãs Veronica e Verena Voss, de Nova Aurora, já estão assumindo as atividades na propriedade do pai – onde possuem suinocultura e agricultura. O interesse em participar mais ativamente das decisões da Cooperativa surgiu quando ainda faziam o programa Herdeiros do Campo. “Eu sempre tive esse interesse em participar das ações da Copacol. E nos foram apresentadas as oportunidades que temos estando mais atuantes na Cooperativa. Além disso, ainda são poucas as mulheres em cargos de gestão no nosso setor, e isso me influenciou muito mais a participar. Sem contar que somos o futuro da Copacol, precisamos estar atentos com o que está acontecendo e prontos para assumir nosso lugar também neste espaço”, destaca Veronica.

Entre os assuntos discutidos durante o Programa estão cooperativismo, liderança, gestão de conflito e projetos, governança e planejamento estratégico. O módulo apresentado essa semana foi sobre direito cooperativista. “Esse treinamento capacita os cooperados a entender melhor os aspectos legais que envolvem o cooperativismo: como funciona, os órgãos envolvidos, quais os direitos e obrigações. Cooperar é um ato de cidadania e quem está envolvido nesse meio deve entender e debater esse conjunto de normas e regras que existem. Esses cooperados estarão capacitados a aumentar sua proficiência na atuação como gestores e tomadores de decisão”, destaca o instrutor Paulo Renato Fernandes.

De acordo com a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Dal Molin, além de oferecer uma capacitação aos produtores, que podem aplicar os ensinamentos no dia a dia na propriedade, essa é também uma oportunidade para a Cooperativa estar mais próxima de seus cooperados. “Nessa turma em especial temos a participação de muitos jovens. Isso mostra que a base que viemos formando ao longo dos anos com os nossos programas – como o Conecta, Coopera, Herdeiros do Campo, CooperJovem e CooperJúnior – vem dando resultado. Esses cooperados estão se aprofundando ainda mais nos conhecimentos cooperativistas e fazendo esse programa de certificação. É uma formação continuada onde eles estão se atualizando. Para eles, assim como para a Cooperativa, é algo muito positivo”.

Essa é a sexta turma do Programa, que conta com 35 participantes e terá nove módulos que vão até novembro.