Copacol: cooperados finalizam curso de Manejo de Frangos de Corte no CTA

Um grupo de cooperados finalizou o curso de Manejo de Frangos de Corte desenvolvido no CTA (Centro de Treinamento Avícola) da Copacol. Essa é a primeira turma de produtores que realiza a capacitação no espaço. O treinamento foi realizado em parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná) e teve quatro módulos: manejo no intervalo; alojamento; cuidados aos 14 dias da ave; e manejos aos 28 dias.

O produtor André Bloemer, de Nova Aurora, cuida, junto com o pai Luiz, de dois aviário. A capacitação trouxe um novo olhar sobre os manejos que podem ser feitos ao longo de todo o lote. “Tudo o que aprendi são práticas que vou aplicar no meu dia a dia para melhorar a qualidade do lote e os meus resultados no campo. É muito interessante e vantajoso para nós cooperados participarmos de um treinamento como esse e termos um espaço tão completo quanto o CTA para aprendermos mais e melhorarmos na propriedade”.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Senar, José Luiz de Oliveira. “Esse curso mostrou aos produtores todo o manejo que deve ser realizado do início ao fim do lote. Então conseguimos ao longo dos quatro módulos, de forma teórica e prática, balizar o conhecimento de todos para que eles atuem dentro dos padrões da Cooperativa e avancem para ter melhores produtividades à campo”.

Em cada um dos módulos os cooperados puderam aprender novas formas de manejo para melhorar quesitos como ambiência, ventilação, umidade, avaliação de frangos, correta pesagem, entre outros. No último encontro, os produtores tiveram ainda a oportunidade de fazer uma vista técnica na Unidade Industrial de Aves de Cafelândia, para ver como é feito o processo de abate e como o trabalho realizado no campo impacta na indústria.

De acordo com o supervisor do CTA, André Watanabe, a avicultura é uma atividade bastante dinâmica e o consumidor está exigindo cada vez mais qualidade. Por isso, é importante que o produtor também se capacite para atender as exigências do mercado e ter melhores resultados. “O objetivo desse treinamento é aumentar a performance dos cooperados no campo. Então trazer eles até o nosso Centro de Treinamento e capacitá-los com todo esse conteúdo e prática é importante para que cada um possa, dentro das suas propriedades, realizar esses trabalhos para performar cada vez mais”.

O CTA possui uma ampla estrutura que permite que os produtores tenham o maior conforto enquanto estiverem no espaço aprendendo. São 3.544 metros quadrados de área construída: um aviário-escola onde são testadas tecnologias inovadoras; sala de aula para os cursos; alojamento com 14 vagas para recepcionar visitantes; e refeitório. Novas turmas do treinamento de Manejo de Frangos de Corte serão abertas para mais produtores se capacitarem.