Copacol: cooperados avançam em performance na terminação de suínos

O aperfeiçoamento dos manejos diários na suinocultura garante melhores resultados no desempenho produtivo. Para conhecer estratégias eficientes, os cooperados da Copacol participaram de um treinamento realizado em Nova Aurora e em Cafelândia, em parceria com a Agroceres Pic, referência em genética suína. “Esse evento visa capacitar o nosso suinocultor para que ele se atente ao manejo de arraçoamento e a curva de consumo dos animais: atividades que dependem muito da capacitação do produtor para alcançarmos bons resultados. É necessário regular adequadamente os comedouros, estimular o consumo de água, proporcionar ambiência nas granjas”, diz o gerente da Integração Suínos e Leite, Leonardo Dornelles.

Durante o treinamento, os produtores conheceram mais sobre as medidas eficientes na evolução da conversão alimentar e GPD (Ganho de Peso Diário). O objetivo é alcançar uma padronização por animal de 130 quilos com 100 dias de terminação e, com isso, padronizando a performance do lote para atender a indústria, no caso a Frimesa. “Anualmente os animais são avaliados para que possamos entender como se dá esse crescimento na terminação para assim observar a eficiência e realizar as recomendações de manejos para os produtores”, explica a médica veterinária da Agroceres Pic, Bruna Portela.

CAPACITAÇÃO APROVADA
Quem participou do treinamento para aprender ainda mais sobre a atividade foi a cooperada de Nova Aurora, Zenaide Devigilli. “Procuramos fazer o melhor na atividade. Monitoro o avanço de cada lote, desde o momento em que caminhão de ração chega na propriedade, buscando evitar o desperdício. Fico atenta ao momento certo de fechar o comedouro, com isso consigo manter o bom desenvolvimento dos suínos. Esse aprendizado reforça práticas importantes”.

WhatsApp