Copacol: Controle de roedores e manejos de machos são temas de capacitação de cooperados

Os cooperados da Copacol passam por capacitações constantes para adquirir mais conhecimento sobre as atividades desenvolvidas e obter melhores resultados à campo. Por isso, os produtores de ovos férteis participaram de um encontro, onde discutiram assuntos como controle de roedores e manejo de machos.

De acordo com o superintendente de Produção da Copacol, Irineu Dantes Peron, esses treinamentos vêm ao encontro da filosofia da Cooperativa em trabalhar a melhoria contínua dos produtores para que alcancem melhores produtividades. “Para ter bons resultados no campo é preciso conhecimento e entendemos que a melhor forma de alcançarmos isso é pelo desenvolvimento das pessoas envolvidas na atividade. Procuramos sempre trazer assuntos interessantes e que são do dia a dia do produtor rural para que tudo que ele veja aqui possa aplicar na propriedade e evoluir”.

O produtor de Nova Aurora, Paulo Ferreira do Nascimento, tem uma produção média de 45 mil ovos por dia. Cooperado há 15 anos, os treinamentos têm trazido resultados importantes para ele. “Refletimos mais sobre assuntos que são do nosso interesse, mas devido as rotinas do dia a dia não nos atentamos como deveríamos. Ter esse compartilhamento de informações com a Cooperativa – seja com os extensionistas ou com as capacitações – é imprescindível para avançarmos na atividade”.

Além das palestras com profissionais especializados no assunto, o encontro também teve outro momento importante: o compartilhamento de informações a respeito da atividade na Cooperativa. “Anualmente reunimos os produtores da integração de ovos férteis e trazemos temas importantes para eles. Além disso, também falamos sobre os resultados zootécnicos da integração, para que todos saibam o patamar em que estamos, quais são os nossos resultados, conquistas e onde ainda podemos chegar. É um momento importante para compartilhamento e alinhamento de informações”, destaca o gerente de Produção de Pintainhos, Francismar Sanches.

Controle é necessário
O primeiro tema trazido aos cooperados foi sobre controle de roedores: problema que traz danos para a produção e doenças. “Como qualquer medida de prevenção, o controle é algo permanente. Não podemos deixar para fazer somente quando já existe um problema, temos que prevenir. E como fazemos isso? Com uma boa inspeção, temos que estar atentos ao o que pode ser favorável para roedores na estrutura, como abrigo, água, acesso e alimentação. Os desafios são cada vez maiores, por isso é preciso ter assertividade nas ações”, destaca o diretor técnico da Ecovec Rentokil, Carlos Pençanha.

Atenção aos machos
Outro ponto importante que o produtor precisa estar atento é quanto ao manejo dos machos na propriedade. O gerente regional da Cobb, André Miyazaki, trouxe pontos que merecem atenção. “Para a produção esse manejo é muito importante, principalmente porque muitas vezes esquecemos do macho. Lembramos de coletar o ovo, cuidar da fêmea, mas o macho também é importante. É necessário realizar o manejo básico com eles também, que é, principalmente, cuidar da alimentação, ou seja, a pesagem, distribuição da ração e não deixar que as fêmeas roubem a comida. Além disso, uma atenção especial também deve ser dada para a cama do aviário, já que se ela for de má qualidade pode prejudicar os pés dos galos e, por isso, ele não consegue fazer a cópula nas fêmeas”.