Copacol: Constel completa 25 anos com inauguração do Espaço de Inovação

A Constel, empresa de tecnologia da Copacol, completou 25 anos de atuação no desenvolvimento de soluções para empresas de todo o Brasil. Consolidada em infraestrutura de tecnologia da informação e serviços de nuvem, só ano passado ela alcançou o faturamento de R$ 23,5 milhões, com metas desafiadoras para se manter sempre na vanguarda. “Desde muito cedo entendemos que o desenvolvimento tecnológico era o grande diferencial para garantirmos uma posição em destaque nos nossos negócios. Em busca de soluções para que chegássemos mais longe, investimos na fundação da Constel, que hoje mantém uma prestação de serviços exemplares à Copacol e muitas outras empresas brasileiras”, explica o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Com sede em Cascavel, no Oeste do Paraná, inicialmente a Constel surgiu para suprir a demanda da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), que elabora alimentos saborosos e saudáveis para o Brasil e mais 70 países: é uma das dez maiores do País no setor.

A Constel fornece uma variedade de serviços, como Data Center, serviços de nuvem, segurança da informação, telecomunicações e suporte técnico. Nestes 25 anos de atuação, a empresa se tornou referência em Tecnologia da Informação e, desde 2022 expande a atuação com um novo pilar de negócios em inovação. A iniciativa, que conta com a participação societária em startups, envolve o desenvolvimento e entrega de novas soluções tecnológicas para o mercado, utilizando recursos de inteligência artificial, ciência de dados, além de recursos de IoT (Internet Of Things – internet das coisas, em inglês) para monitoramento e automação dos açudes de produção de peixes. “Como um pilar essencial para o nosso suporte, a Constel garante eficiência em nossas operações e agora inova com o desenvolvimento de ideias avançadas que atendem as demandas operacionais da Cooperativa, dos nossos cooperados e outras empresas. É um orgulho acompanhar esse sucesso fruto do comprometimento e da competência de todos”, destaca Pitol.

ESPAÇO DE INOVAÇÃO

A Constel comemorou os 25 anos com a inauguração do Espaço de Inovação: um andar inteiro passa a ser destinado para a concepção e desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de escalar para o mercado. Com espaço coworking, onde as startups parceiras e equipes desenvolvem ideias e produtos inovadores, atendendo as necessidades dos clientes; espaço de gestão e integração, onde são conduzidos os processos e projetos de inovação, recepção e análise das demandas e conexão com startups e outras entidades que fazem parte do ecossistema; sala de reuniões, com espaço amplo e reservado para reuniões; auditório, para uso de treinamentos, apresentação de soluções, apresentação de cases de startups; e sala inspiração, espaço destinado a troca de ideias e estímulo criativo.

A apresentação da nova estrutura ocorreu sexta-feira (10/05) durante uma celebração especial que contou com a presença das startups parceiras, colaboradores, familiares, além da Diretoria, Superintendentes e Assessores da Copacol.

Com o modelo de atuação envolvendo diversas instituições e equipes para a entrega de produtos inovadores para o mercado, a Constel está em constante evolução, se desafiando a cada dia para acompanhar a velocidade das mudanças. “A atuação da Constel foi desbravadora, com avanços significativos ao longo da história compartilhados com cada um que apostou nesse projeto. A notoriedade da empresa está atrelada a essa característica corajosa e visionária. Oferecemos serviços de excelência, com confiança e credibilidade: estamos sempre alinhados com o propósito da Copacol, buscando investir em estratégias que cooperam com o desenvolvimento de todos”, comenta o diretor executivo da Constel, Donizete Diniz.