Copacol: conecta apresenta principais tecnologias na Avicultura

As principais tecnologias utilizadas dentro de galpões de frango de corte foram apresentadas aos participantes do Programa Conecta, no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia, que também visitaram as instalações de granja de última tecnologia implantadas pelo avicultor Emerson Barbosa, que está há 15 anos na atividade. “Um dos fatores importantes para a qualidade de vida das aves é a ambiência. Por isso, é necessário investir em tecnologia que garanta o bem-estar animal, pois reflete diretamente nos ganhos que o produtor terá no fim do processo”, diz Renato Paiola, médico veterinário que participou da atividade do Conecta.

Ao planejar um ambiente térmico é importante manter o maquinário bem dimensionado para que possa atender a necessidade das aves alojadas. “É importante pensar no tipo de combustível que vai alimentar esse mecanismo. Não adianta ter uma máquina boa se o combustível não for adequado”, Rafael Dalmagro, engenheiro agrícola da Copacol, que também faz parte das atividades do Programa com jovens sucessores de propriedades rurais na região.

Já quando se trata de vedação e isolamento é necessário investir pensando em todo o sistema gerado dentro do galpão. Segundo o engenheiro, um conceito moderno de instalações de aviário que atenda a realidade de um frango com evolução genética intensa, precisa ter uma estrutura adequada. Por isso, é preciso analisar a estrutura, desde os exaustores que geram a troca de oxigenação, até a uniformidade da luz que está sendo usada, afinal, são essas características que vão contribuir para se obter o melhor custo-benefício.

VEDAÇÃO DE TETO
Atualmente o que se tem de mais avançado em tecnologia de vedação de teto são as placas com material de lã de rocha de vidro. Já para o isolamento de parede, que também é o grande responsável pela emissão e perda de calor, a indicação é investir em material de isopainel, conhecida como PIR (Poliisocianurato): chapa metálica com um material isolante interno. “Temos que pensar no mesmo sistema de uma garrafa térmica. Se eu coloco um líquido gelado dentro deste recipiente, ele mantém por mais tempo gelado. Se eu coloco um líquido quente ele também vai manter essa temperatura elevada por mais tempo”, completa o veterinário.

ORIENTAÇÃO
Com a atual oscilação climática é preciso estar atento ao sistema de aquecimento do galpão antes de receber o lote. “A dica é que o avicultor esteja sempre atento ao comportamento das aves para ajustar as diferenças de temperatura. A amplitude climática passa a ser muito intensa neste momento,” completa o gerente de Integrações de Aves, Douglas Silva.