Copacol: busão da Imaginação leva paixão à leitura nas escolas

O hábito da leitura garante uma viagem para mundos diferentes: é uma verdadeira porta ao conhecimento. Independentemente da idade, um bom livro dá asas ao imaginário e fortalece o senso crítico. Como incentivo às novas gerações, o Busão da Imaginação, mantido pela Copacol, inicia mais uma rodada de visitas às escolas municipais do Oeste e Sudoeste do Paraná. Neste ano, os materiais e os livros foram renovados, com novas edições e coleções literárias infantis. A previsão é que o projeto atenda mais de 15 mil crianças em 16 municípios.

A chegada do ônibus transformado em biblioteca é uma verdadeira festa: de longe ele desperta a curiosidade. A Escola Municipal Fernando Esser, de Nova Aurora, foi uma das primeiras a receber novamente o Busão da Imaginação. Miguel Costa Santos, 7, está desbravando o mundo da leitura e ficou encantado com a história da burrinha Baldomera: inspirado em uma história real que ocorreu em Málaga, na Espanha, o livro conta um pouco do isolamento provocado durante a pandemia. Sem ver o amigo Ismael por dois meses, o reencontro viralizou nas redes sociais e virou livro. “A história é muito emocionante, gostei de como a professora nos contou. Foi muito legal, eu gostei demais”.

Dentro do Busão da Imaginação, além dos livros, contadores de histórias dão vida aos textos: eles interpretam obras de maneira lúdica fazendo a criança se apaixonar pela leitura. Este é o quinto ano que o Busão visita a escola gerando o interesse à leitura já na infância. “Esse projeto veio agregar em muito a educação das crianças. Eles realmente amam o Busão e o momento que tem para aproveitar a contação de histórias. É uma iniciativa maravilhosa que agrega na formação dos alunos e no desenvolvimento deles”, destaca diretora Luciane Mara Bertipaglia.

O Busão da Imaginação é desenvolvido pela Copacol em uma parceria com os municípios de atuação da Cooperativa. Ele visita Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas e Apaes (Associações de Pais e Amigos de Excepcionais). “Investimos em projetos de educação, cultura e esporte para proporcionar a todos oportunidades de crescimento e aprendizado. Nossa atuação está em construir uma sociedade mais justa para todos e a nossa contribuição vem com esse trabalho: em quatro anos atendemos 34,4 mil crianças em projetos sociais. O Busão da Imaginação é um deles, que leva diversão e conhecimento”, comenta o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Ao longo de todo o ano, o Busão visitará escolas nos municípios de Cafelândia, Formosa do Oeste, Goioerê, Iracema do Oeste, Quarto Centenário, Jesuítas, Moreira Sales, Nova Aurora, Rancho Alegre do Oeste, Toledo, Tupãssi, Capanema, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Um dos momentos de maior alegria das crianças é a contação de histórias. Os professores que fazem parte do projeto passaram por uma capacitação todos os anos. “O mundo da leitura é mágico. Vemos a alegria das crianças somente com a chegada do Busão. Quando contamos as histórias conseguimos ver no rosto de cada um a alegria e o brilho no olhar. É uma experiência sensacional que eu levo para a minha vida e, com certeza, eles levam para a deles também”, diz a contadora de histórias, Neyva Fernanda Olivo.