Copacol: busão da Imaginação desperta interesse pela leitura em estudantes do sudoeste

Atenção passageiros, apertem os cintos: é hora de viajar para um mundo colorido, cheio de magia e diversão, com reinados repletos de aventuras e criaturas misteriosas que acabam de chegar de outras galáxias: sejam bem-vindos ao Busão da Imaginação.

A ação de incentivo à cultura desenvolvida pela Copacol chegou pela primeira vez ao sudoeste do Paraná, em parceria com as secretarias Municipais de Educação. Com centenas de obras da literatura infantil, o ônibus totalmente caracterizado com ilustrações foi transformado em uma biblioteca itinerante está passando por escolas públicas de Capanema, Pérola do Oeste, Pranchita, Planalto e Santo Antônio do Sudoeste.

A primeira parada do Busão da Imaginação na Escola Municipal Concórdia, em Capanema, proporcionou muito aprendizado, despertando nas crianças o interesse pela leitura. Os contos infantis ganharam vida por meio de apresentações realizadas por contadores de histórias, em seguida, eles puderam se divertir com esse mundo encantado dos livros. “Ficamos entusiasmados com o trabalho. As crianças têm a oportunidade de dar asas à imaginação. Os livros são encantadores e o Busão da Imaginação proporciona esse contato com obras em uma fase importante da criança”, afirma a professora Elizandra Albano dos Santos

A interação com os artistas durante as apresentações e a leitura no Busão da Imaginação deixa à comunidade escolar um dia diferente, que fica marcado na vida das crianças, que estão conhecendo o que há pelo mundo. “É um momento mágico, que desperta nas crianças o amor pela leitura e aguça a criatividade. Nosso propósito é incentivar a cultura entre as crianças. Percebemos o quanto elas se divertem e aprendem com essa ação”, ressalta Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de Cooperativismo.

Comprometida com o desenvolvimento econômico e cultural da região onde está instalada, a Copacol implanta continuamente projetos que geram qualidade de vida e bem-estar à comunidade. O Busão da Imaginação é uma das ações, com mais de 16,3 mil visitas de estudantes da rede municipal do oeste paranaense, que agora se expande à região sudoeste. “Há dois anos a Copacol chegou ao sudoeste e vem gerando incentivos ao desenvolvimento da agricultura. Estamos compartilhando nossos benefícios com os moradores e esperamos contribuir ainda mais com o progresso da região”, afirma Luciano Zaninello, gerente das unidades no sudoeste paranaense .

APOIO CULTURAL

A parceria do Projeto Apoio Cultural também foi firmada com prefeituras visando implantar projetos de esporte, arte, música, dança, entre outras atividades. “Exercemos uma responsabilidade de gerar oportunidades de renda no campo e na cidade. No entanto, para construirmos um mundo melhor é fundamental investirmos no futuro das nossas crianças e adolescentes. Nossos projetos buscam esse desenvolvimento social, compartilhando com todos os benefícios da nossa Cooperativa. Os cooperados ganham com a segurança e bons negócios, os colaboradores com fonte de renda e a comunidade com os projetos”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

ITINERÁRIO DO BUSÃO

Confira em que dias e quais escolas estão programadas paradas do Busão da Imaginação em Capanema: Escola Municipal Janete Katzwinkel (04 e 07/03); Escola Municipal Tancredo Neves (08/03). Em seguida o Busão percorre outras cidades da região.