Copacol: bovinocultores de leite participam de workshop sobre bezerras

Constantemente os produtores integrados a Copacol participam de treinamentos e capacitações. Os bovinocultores de leite assistiram a um workshop sobre bezerras. Durante todo o dia especialistas de diferentes instituições falaram com os cooperados sobre cuidados neonatais, práticas de manejo, qualidade do colostro, entre outros assuntos.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
De acordo com o supervisor da UPBN (Unidade de Produção de Bezerras e Novilhas) da Copacol, Amauri Bernardi, as novidades apresentadas aos produtores auxiliam na troca de experiências, além de ajudá-los no manejo dos animais para aumentar o potencial produtivo. “Buscamos sempre maximizar a produção de leite. Quanto mais leite o animal der, melhor. Por isso, os cuidados para a criação devem ser os melhores. Dessa forma, trouxemos esses especialistas para apresentarem as novidades da área, tirar dúvidas dos produtores e auxiliar com as informações para melhorar os nossos índices zootécnicos e ter uma melhor lucratividade”.

O especialista em gado jovem da Nutron Cargil, Hilton Diniz, conversou com os produtores sobre as principais práticas de manejo, conforto e bem-estar na criação de bezerras. “Foi uma oportunidade para falarmos especialmente sobre o uso de sucedâneos na dieta líquida de bezerras e apontando como escolher um bom produto para otimizar a saúde e desempenho dos animais. Também tratamos sobre como fazer a melhor diluição, qual sistema de aleitamento utilizar com as bezerras e a diluição do produto em si: quais ferramentas usar e como fornecer uma dieta mais homogenia e segura para os animais”.

Quem também conversou com os produtores foi a professora da USP (Universidade de São Paulo), Viviani Gomes. “O objetivo foi gerar oportunidades de melhorias dentro do sistema de produção das bezerras. Por isso abordamos questões relacionadas a saúde da vaca, como isso interfere no desenvolvimento e precocidade reprodutiva da prole e o manejo sanitário das bezerras nos primeiros dias”.