Copacol: bovinocultores de leite aprendem novos manejos para o período seco

Os produtores de leite integrados da Copacol passaram por mais uma rodada de capacitação. Dessa vez, o assunto abordado foi o período de pré-secagem dos animais, importante momento na vida da vaca. O convidado para conversar com os bovinocultores foi o médico veterinário e consultor da Ceva, empresa parceira da Cooperativa, André Amos.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

O especialista mostrou aos cooperados novas formas de manejos que podem ser feitas com os animais para conseguir melhores rentabilidades também neste período. “A secagem da vaca é uma área importante e que ficou esquecida por um tempo. Agora, ela está ganhando muito interesse pelo impacto que causa na vida do animal em lactação. Por isso, trouxe aos produtores novos manejos e ferramentas que podem e devem ser utilizados na propriedade”, comenta Amos. De acordo com ele, o grande impacto desses manejos é visto principalmente na próxima lactação da vaca. “A vinda de novas tecnologias nesse quesito abre espaço para o produtor e o animal, primeiro pelo bem-estar, que hoje é muito importante, e segundo porque o bovinocultor começa a ganhar dinheiro em um momento que antes ele não ganhava”.

SIGA NÓS NO INSTAGRAM

O treinamento foi aprovado pelos produtores. Paulo Cezar, que trabalha na propriedade do cooperado Armindo Zuck, em Cafelândia, saiu da capacitação com novas inspirações do que fazer no dia a dia. “Trabalhamos com uma produção média diária de 34 litros de leite por vaca, sendo que são 100 animais na propriedade. Então conhecer novidades como essas apresentadas pelo professor é muito importante, porque tudo o que podemos aprender e fazer de forma prática na propriedade é sempre benéfico”.

De acordo com o médico veterinário da Copacol, Matheus Friedrich, o período seco é um momento importante na vida do animal, por isso é necessário aprender novos manejos. “Este é um período de descanso do animal, uma recuperação para a próxima lactação. E o que o professor trouxe é o que há de mais atual quando falamos em técnicas para processo de secagem, proporcionando maior conforto aos animais e tendo máxima produção na lactação seguinte, que é o que buscamos”.

WhatsApp