Copacol: avicultor de Nova Aurora fecha o mês de abril com expressiva pontuação

Se o mês de março foi de expressivos índices zootécnicos na avicultura da Copacol, o mês abril apresentou índices ainda maiores. A média geral do período de todos os produtores que entregaram frangos à Copacol ficou em 410, a maior da história da atividade na Cooperativa.

Considerado um produtor acima da média, o cooperado de Nova Aurora, Edilson Fabris, mais uma vez se destaca no segmento: Com 499 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), ele fechou o mês com o melhor resultado zootécnico.

Os irmãos Iadicola de Rancho Alegre do Oeste vem em seguida com 483 pontos e o cooperado de Jesuítas, James Fernando de Morais com 482 pontos.

Já no critério conversão alimentar, os irmãos Iadicola saíram na frente ao obter um resultado de 1,426 Kg, a segunda melhor conversão do período ficou para o produtor, Antônio Aparecido Filogênio do município de Formosa do Oeste que obteve 1,477 Kg e o cooperado de Nova Aurora, Valdir Aparecido Canassa fechou com 1,495 Kg. A média geral do mês em conversão alimentar ficou em 1,657 Kg.

Quando se trata do melhor crescimento diário das aves, Edilson Fabris, mais uma vez sai na frente: Ele alcançou um índice de 81.52 gramas. O avicultor Edivaldo Carvalho de Cafelândia alcançou 81,21 g e o cooperado de Nova Aurora, Anderson Tozi Cocoletto obteve 81,09 g. Neste critério a média geral do mês das aves recebidas pela Cooperativa ficou em 72,21 g.

Dono de uma das maiores medias produtivas da avicultura da Cooperativa, Edilson é uma referência na terminação de aves. Com um olhar observador, e sempre atento a cada detalhe, ele mais uma vez se destaca pela expressiva pontuação. “Se tem uma coisa que eu não abro mão são os manejos, pois sempre estou atento a tudo que pode acontecer e já vou lá e adianto, não espero o problema aparecer. Vejo que cada lote tem os seus desafios, a avicultura é uma atividade que necessita de atenção o tempo todo e por isso ela requer muita determinação”, conta Edilson.

Segundo ele, a boa media que mantem na atividade é fruto de muita dedicação no dia a dia com a ajuda da família, a esposa Leila e filho Jhonatan, mas também de todo o sistema produtiva da Copacol, que lhe da toda a condição oferecendo insumos (pintainhos e ração) de qualidade e boa assistência técnica para se chegar a um bom resultado.

A extensionista Liana Massoquetti, que atende o produtor, destaca o empenho e a determinação de toda a família: “É um orgulho atender o Edilson, sempre nas visitas nós temos um troca de ideias, ele é um produtor que está sempre atento, quando chego na propriedade está sempre tudo organizado, os manejos estão sempre em dia”, conta Liana.