Copacol: avicultor de Cafelândia fecha o mês de julho com o melhor IEP
O melhor resultado do mês de julho na integração de avicultura da Copacol ficou com o cooperado do município de Cafelândia, Vagner Vander Vanin. Ente todos os produtores que entregaram frangos à Cooperativa no período, ele obteve o maior IEP (Índice de Eficiência Produtiva), com expressivos 496 pontos.
Além desse resultado, o produtor também obteve excelente índice de crescimento diário das aves, as quais cresceram em média por dia 80.66 gramas ao dia. Para Vanin, o bom resultado está atrelado a quatro fatores: “Genética, nutrição de qualidade e equilibrada, manejo e assistência técnica”, enumera.
Há apenas dois anos na atividade, o produtor, que conta com o apoio da esposa Alessandra e do filho Matheus, se diz muito contente com a atividade e o bom resultado do último lote os motivam ainda mais. “O bom resultado nos traz novas perspectivas para buscarmos índices ainda mais altos, isso nos anima para continuarmos na lida do dia a dia. A gente levanta cedo e vai cada um para um galpão. É um trabalho familiar, um ajudando o outro e assim a gente vai enfrente dia após dia, pois acredito que atuando em família podemos ter uma visão diferenciada e conseguir melhores resultados”, destaca Alessandra.
OUTROS ÍNDICES
O segundo e terceiro maior resultado do mês em IEP ficaram para o cooperado de Jesuítas, Luiz Visconsini, aviários um e dois, com 495 e 484 pontos, respectivamente. A média de IEP geral do mês de todos os avicultores que entregaram frangos à Copacol ficou em 399 pontos.
Outro destaque foi o produtor Claudiomar Aparecido de Araújo, cuja propriedade se encontra no município de Formosa do Oeste, que alcançou a melhor conversão alimentar de 1.520 Kg. Neste mesmo critério o cooperado Silvio Marcelo Vicentin, de Nova Aurora, obteve o segundo melhor índice, com 1.534 Kg, e fechando o ranking dos melhores com a terceira posição está o avicultor de Formosa do Oeste, Jaílton Junior Prior, com 1.535 Kg. A média geral de julho de conversão alimentar na integração avícola da Copacol fechou em 1.666 Kg.
Quando o assunto é crescimento diário Luiz Visocnsini é o destaque do mês, das quais as aves tiveram um ganho de peso diário de 81.37 gramas, e o cooperado de Cascavel, José Narci Seimetz, com 80.90 g. A média geral de crescimento dos frangos entregues em julho pelos cooperados fechou em 70.68 gramas.