Copacol: auditoria mantém certificação BAP/SPS na Unidade Industrial de Peixes de Nova Aurora

A qualidade e segurança dos alimentos, o bem-estar dos colaboradores e o comprometimento com o meio ambiente são primordiais para a Copacol. Para validar a execução desses processos, a Cooperativa passou pela auditoria de manutenção da certificação baseada na norma BAP/SPS (Boas Práticas de Aquicultura), na Unidade Industrial de Peixes em Nova Aurora.

Essa norma está baseada em quatro pilares: segurança de alimentos, bem estar social, meio ambiente, saúde e bem-estar animal: todos os elementos estão conectados por um sistema de rastreabilidade. “A Copacol possui uma moderna planta processadora de pescado e uma equipe de profissionais competentes com um robusto Sistema de Gestão implantado. A planta comprova o cumprimento de todas as regulamentações aplicáveis tanto no país de origem quanto nas regulamentações de seus mercados de destino”, destaca Álvaro Proust, auditor de Padrões GFSI, que realizou a auditoria.

De acordo com ele, as instalações para os colaboradores são adequadas e todos os direitos são respeitados. Já na área da segurança de alimentos, a fábrica dispõem de pessoal devidamente formado em BPFs (Boas Práticas de Fabricação). O auditor comenta ainda que, na área ambiental, a indústria possui um sistema de tratamento de efluentes de classe mundial. Quanto ao bem-estar animal, ele comenta que há um sistema de gerenciamento no transporte, na recepção e no abate dos peixes, reduzindo o stress nesta etapa do processo. “A planta ainda implementou um sistema de rastreabilidade que permite realizar balanços de massa com rapidez e precisão, com a localização dos produtos fabricados”, afirma.

São essas auditorias que dão sustentação ao sistema de gestão da qualidade da Copacol. “A manutenção dessa certificação é a validação de todos os procedimentos realizados dentro dos melhores critérios de qualidade e padrões de produção, estabelecendo e cumprindo os procedimentos adequados com as normas vigentes”, comenta a gerente de Qualidade da Copacol, Márcia Ferrari.