Copacol apresenta estudos sobre o manejo da cultura da soja a cooperados do sudoeste

O desempenho produtivo da soja é potencializado com as boas práticas aplicadas no campo. Com o passar dos anos, a eficácia da utilização de tecnologias foi comprovada pelo agricultor que acompanhou essa evolução: na mesma área, ele começou a colher mais, preservando as características do solo.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Com equipe técnica capacitada, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) é uma incentivadora de ações modernas que garantem melhores resultados na lavoura. Além de orientação, os cooperados são capacitados para que possam entender as constantes mudanças que ocorrem no cenário produtivo e agir antecipadamente com o propósito de evitar perdas. Prova disso é o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), com trabalhos em diversas áreas de atuação como qualidade de sementes e fertilizantes manejo de doenças e pragas as culturas de soja e milho.

Com a retomada de eventos presenciais, os cooperados do sudoeste paranaense participam da primeira rodada de capacitação sobre os manejos da cultura da soja na safra 21/22. Em Capanema, o encontro será nesta quinta-feira, às 19h, no Parque de Exposições; em Pérola do Oeste, dia 17, no Pérola Clube, às 19h, e em Pranchita, dia 18, às 19h, no Clube Serpra. Para preservar a saúde de todos e evitar contaminações da Covid-19 estão mantidas as precauções obrigatórias, como distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Estudos recentes do CPA, incluindo resultados de plantios experimentais no sudoeste, serão apresentados aos agricultores que passaram a integrar a Copacol. “Estamos no fim do momento de controle de plantas daninhas e iniciando com os manejos de doenças e de pragas. Vamos compartilhar resultados, explicar a importância de começar o manejo no momento correto e controlar a doenças em no início mantendo a sanidade da lavoura”, afirma o engenheiro agrônomo e pesquisador do CPA, Ariel Muhl que irá explanar durante o evento as práticas recomendadas referentes ao manejo de doenças.

A atuação ao longo dos 58 anos da Copacol e as pesquisas no CPA serão apresentadas pela equipe de pesquisadores do CPA. O gerente o técnico, Tiago Madalosso, participa dos encontros ressaltando a participação da Cooperativa nesse processo de evolução produtiva e a importância de seguir as recomendações técnicas. A engenheira agrônoma, Gabriele Hoelscher, abordará durante o encontro as práticas corretas para o manejo de pragas. Já o engenheiro agrônomo João Maurício Trentini Roy, vai explanar todas as dúvidas dos cooperados sobre plantas daninhas.

EXCELÊNCIA
A Copacol é um exemplo de bons resultados em produtividade a campo, tanto que anualmente a Cooperativa lança um desafio de aumento de resultados em grãos. O Projeto Excelência Produtividade 460 busca atingir uma média significativa nos cultivos tradicionais: 180 sacas de soja e 280 de milho por alqueire a cada ano, totalizando 460 sacas. O desafio já está na terceira edição e já conta com cooperados participantes no sudoeste paranaense, onde a Cooperativa possui unidades em Pérola do Oeste, Conciolândia, Pranchita, Planalto e Capanema.

PERSONALIZADO
Além da segurança de uma empresa consolidada, os cooperados contam com um atendimento personalizado, desde o preparo do solo, durante o plantio até a colheita. A Cooperativa já realizou testes em plantios na região com o propósito de atender as condições específicas da região. “Tivemos um campo experimental de soja na região e vamos continuar as pesquisas com uma estação polo em soja e milho no sudoeste. Atuamos com uma recomendação personalizada, que beneficia o produtor. Existem muitas empresas oferecendo produtos, no entanto, a eficácia se difere a cada área. Por isso, realizamos pesquisas para ajustar as tecnologias ao oeste e ao sudoeste”, explica Muhl.