Copacol: ambiência é tema de Dia de Campo da Suinocultura

Com o objetivo de melhorar a produtividade dos cooperados, a Copacol realizou o 1º Dia de Campo da Suinocultura. O evento, voltado para produtores de Cafelândia, tratou do tema ambiência nas granjas e os impactos na produtividade de suínos. O Dia de Campo também será realizado em outras cidades.

O cooperado Milton Troian, anfitrião do evento, trabalha há 15 anos na suinocultura e afirma que o encontro é muito importante para impulsionar a produção. “É um bate-papo muito bom, nós temos acesso a mais informações e ainda temos a possibilidade de debater os assuntos do dia a dia diretamente com o pessoal da equipe técnica”.

Além de abordar temas essenciais para uma boa produtividade, o Dia de Campo também auxilia quando o assunto é a proximidade entre o produtor e a Cooperativa, já que os encontros são realizados dentro das propriedades dos cooperados. “Nesse primeiro encontro nós viemos na propriedade do Milton Troian para ficarmos mais próximos dos produtores e para discutirmos sobre a ambiência. O tema em si é importante, mas esse formato de reunião também colabora para que os cooperados se sintam mais confortáveis para fazerem questionamentos e tirarem todas as dúvidas”, diz a médica veterinária da Copacol, Isabela Buss de Bortoli.

Ambiência em foco

Para garantir o bem-estar dos animais e o aumento da lucratividade, a ambiência é um ponto que o produtor deve manter a atenção. “É preciso que o suinocultor controle as zonas de conforto térmico dos animais e respeite os mecanismos fisiológicos e comportamentais deles. Hoje o conforto térmico pode ser considerado um dos pontos mais relevantes, já que tem forte influência nas respostas fisiológicas dos animais”, explica a veterinária.

A temperatura dentro das granjas é outro tópico importante dentro da ambiência, já que afeta diretamente no desempenho dos suínos. “Ela deve estar ajustada para garantirmos o bem-estar. Por exemplo, um animal que pesa entre 60 e 100 quilos deve estar em uma temperatura ambiente entre 18 e 22°C”.

Dia de Campo da Suinocultura

A equipe técnica da Copacol ainda deve passar por outras cidades da região para encontrar suinocultores cooperados. Os encontros também seguirão o modelo já realizado em Cafelândia, com reuniões nas propriedades dos cooperados. “O objetivo é seguir com o Dia de Campo, realizando encontros em outras propriedades. E, em cada um desses encontros, discutiremos um assunto diferente, o que for mais relevante para a realidade local”, afirma a médica veterinária.