Copacol: 300 sacas por alqueire são colhidas no Oeste do Paraná

O solo fértil garante alto desempenho produtivo a cada safra possibilitando aproveitamento eficaz da área cultivada, desde a semeadura até a colheita, evitando desperdícios com operação de máquinas, mão de obra e insumos. O exemplo de bons resultados alcançados com o manejo exemplar vem de Cafelândia, Oeste do Paraná, onde áreas atingiram até 300 sacas por alqueire, demonstrando a eficácia de técnicas envolvendo correções nutritivas do solo e coberturas alternativas de inverno.

A média é o novo recorde registrado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol, a Cooperativa Agroindustrial Consolata, que tem como essencial a produção de grãos na área de atuação para manter as integrações de aves, suínos, peixes e leite. A estrutura dedicada aos estudos relacionados à produtividade no campo possui 84 hectares, com acompanhamento do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A área com alto desempenho produtivo de soja passa por ciclos exemplares de cultivos, com coberturas de inverno que renova as riquezas naturais do solo. Os experimentos conduzidos de maneira contínua demonstram eficácia da aveia preta, que apresenta vantagens como baixo custo de produção, resistência à seca e redução da infestação de invasoras, principalmente as de folhas largas, diminuindo o custo do controle em safras futuras. Em áreas de pesquisa, a produção de soja chegou a aumentar 20% onde havia aveia preta plantada. “O principal fator de alta produtividade é o solo. O manejo adequado durante cada ciclo garante melhor rendimento na safra futura. É o que constatamos em mais um recorde em nossa área experimental. As coberturas de inverno, como a aveia preta e brachiaria, geram melhorias físicas e biológicas. Aliado a isso realizamos o fornecimento de nutrientes por meio de fertilizantes, incluindo cama de frango, bem como aplicação de calcário para a correção do solo”, explica o engenheiro agrônomo João Maurício Roy, pesquisador do CPA da Copacol.

O desempenho produtivo tem como fundamento o tripé químico, físico e biológico. “Quando realizamos um cuidado adequado do solo, controles de pragas e ervas-daninhas e temos um clima favorável – com elevada radiação solar e chuvas constantes – alcançamos um bom desempenho produtivo: fator registrado nessa área recordista e também em outras propriedades em nossa área de atuação”, explica João Maurício.

As técnicas de manejo desenvolvidas no CPA são compartilhadas com os agricultores, que também utilizam variedades de sementes recomendadas pelos profissionais da Cooperativa, os insumos fornecidos passam por constantes testes de eficiência para garantir eficácia dos produtos a campo. Com 65% da área colhida na área de atuação da Copacol – Oeste e Sudoeste do Paraná – áreas chegaram a produzir 285 sacas por alqueire, resultado obtido por meio do manejo adequado a campo, aliado à pesquisa constante. Propriedades localizadas em Corbélia, Formosa do Oeste, Nova Aurora e Goioerê tiveram melhores rendimentos até o momento. “Essas regiões tiveram excelentes precipitações de chuva, com elevada radiação solar, favorecendo a fotossíntese, transformando a energia química da luz em nutrientes, transferidas ao grão. Áreas com produtividade acima de 220 sacas têm em comum o excelente manejo de solo”, afirma o pesquisador.

EVOLUÇÃO
Para incentivar as práticas de manejo de alto desempenho, a Copacol possui o Projeto Excelência Produtividade 460: cooperados inscritos desenvolvem ações conforme a recomendação técnica que geram melhores resultados a cada safra. A proposta é elevar a produção dos cooperados para 180 sacas de soja por alqueire e 280 sacas de milho por alqueire, primando sempre pela qualidade em todos os processos da Cooperativa e dos serviços oferecidos aos produtores. Os melhores resultados são conhecidos e premiados anualmente.

COLHEITA NO PARANÁ
A colheita da safra 2022/23 de soja chegou a 48%, em uma área total de 5,743 milhões de hectares no Paraná: 89% das lavouras apresentam boas condições, 10% estão em situação média e 1% ruins, de floração (1%), frutificação (26%) e maturação (73%). A Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) estima uma produção de 20,737 milhões de toneladas, contra 12,296 milhões de toneladas da safra anterior (2021/22).

CPA COPACOL
Ano passado, o CPA da Copacol teve 137 projetos pesquisados, com 10.681 análises em sementes, 1.800 avaliações de resistência de percevejos, 864 análises doenças radiculares da soja, 508 análises de fertilizantes e 48 combinações de fungicidas para o tratamento de sementes. O foco de todas as pesquisas realizadas é o aumento da produtividade e a redução de custos da produção agrícola, garantindo rentabilidade para os agricultores, bem como a sustentabilidade do sistema produtivo.