Conselho da Comunidade apresenta projeto de reintegração social para privados de liberdade

Representantes do Conselho da Comunidade de Goioerê se reuniram na noite desta quarta-feira, para a apresentação de projetos – chamados de canteiros de trabalho – voltados às mulheres que estão presas na cadeia pública do município.

Entre os projetos estão o ‘Ponto Solidário’, que envolve seis presas na confecção de tapetes com barbantes. O projeto é desenvolvido através de parceria com a Apae – Escola Padre Anchieta de Goioerê.

Janaína Montenegro, presidente do órgão, cita que os projetos são dos mais importantes, pois acabam promovendo a interação das presas com a sociedade e ainda a remição de pena. “Sem dúvida, um projeto importante, pois as presas precisam se ressocializar, interagir com a sociedade, sendo bom para elas e para a comunidade”, disse a presidente.

O segundo projeto aprovado e que será colocado em prática pelo Conselho da Comunidade, é o ‘Recicla Liberdade’, que na sua realização envolve 8 presas, implantadas no chamado canteiro de artesanato com garrafas pet. “Nesse projeto, elas confeccionam vassouras, que são muito boas, inclusive muito duráveis”, explicou Janaína.

Também foi apresentado o projeto “Curso Profissionalizante’, que necessita da aquisição de computador para que as presas possam fazer as atividades dos cursos ministrados. Os cursos são realizados através de parceria da Fanduca e Igreja Universal.

No total, 22 presas estão inscritas para participarem da capacitação este ano. “A primeira turma se formou no ano passado, mas as dificuldades foram muitas, principalmente pela falta do computador. Mas para este ano, com a aprovação do conselho, cremos que o projeto fluirá melhor”, destacou a presidente.

SERVIÇOS À COMUNIDADE: – Ainda durante a reunião, a presidente do Conselho da Comunidade disse que o órgão intensificará a fiscalização da prestação de serviços à comunidade. “Se a pessoa foi condenada a prestar serviços para a comunidade, é obrigação de o conselho fazer a fiscalização e nós vamos fazer”, disse.