Conferência debateu propostas para a Cultura em Janiópolis

Com participação de representantes de vários segmentos da sociedade, Janiópolis realizou nesta quarta-feira (26/10), a sua 1ª Conferência Municipal de Cultura. Na oportunidade surgiram várias propostas para compor o Plano Municipal de Cultura e a adesão do Município ao Sistema Nacional e Estadual de Cultura.

A conferência teve como palestrante, a historiadora Ana Paula Mariano de Jardim Alegre e foi organizada com respaldo da Assessoria Regional de Cultura da Região 12. A palestrante esclareceu dúvidas dos participantes, quando as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo que tem previsões de liberar R$ 126 mil para o desenvolvimento da Cultura em Janiópolis.

Entre as propostas estão o resgate da Folia de Reis, tombamento da Casa de Madeira onde funcionou a primeira Prefeitura, incentivo aos artesãos, resgate histórico do Município, construção de uma Casa da Cultura, cursos e oficinas culturais (canto, viola e dança), dentre outras.

A Secretária de Educação, Ângela Aparecida Girardo Rocha falou na abertura que o Setor Cultural ficou parado por alguns anos e agora está sendo retomado. Ela agradeceu o apoio do Prefeito Ismael Dezanoski e dos Vereadores que estão empenhados em ajudar nessa retomada do Setor Cultural.

Entre as autoridades presentes estavam, o prefeito Ismael Dezanoski, o presidente da Câmara Elias Veloso Braga, os vereadores Odair Barbosa e Claudemir Dorigon – Tico. Secretários da Administração, representantes do comércio local (ACIJAN), da APAE, Escola D. Pedro II, Conselho Tutelar, Grupo da Melhor Idade e agentes culturais locais participaram da conferência.

Na oportunidade foram escolhidos os novos componentes do Conselho Municipal de Cultura que será presidido pelo Chefe da Divisão Municipal da Cultura e Turismo, Nelson Silva.