Conferência debate políticas públicas para Assistência Social em Janiópolis

Com participação de conselheiros, políticos, servidores públicos, beneficiários dos programas sociais e representantes da comunidade em geral aconteceu na tarde desta quarta-feira (3/5), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Janiópolis. O evento teve como local, a Câmara Municipal, onde foi debatido sobre as políticas públicas para a área de Assistência Social.

Na abertura do evento fizeram uso da palavra, a Secretária Municipal de Assistência Social Eliane Demczuk Melniski, o presidente da Comissão Organizadora da Conferência Wilson D´Angelo, o presidente da Câmara José Barros Freire – Jerry e o prefeito municipal Ismael José Dezanoski. Todos destacaram a importância da conferência que visa avaliar os serviços oferecidos atualmente e apresentar propostas a serem implementadas. Também fizeram parte do quadro de autoridades, os vereadores Claudemir Dorigon – Tico e Elias Veloso Braga.

Após a cerimônia de abertura foi feito a leitura do Regimento Interno pela psicóloga Juliana Benato. Em seguida, a Assistente Social Sirlene Maria Nunes de Almeida ministrou uma palestra com o tema central da conferência “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ela fez um histórico do Sistema de Assistência Social de forma simplificada para o conhecimento dos participantes.

Após a palestra foram formados grupos de trabalho que debateram sobre cinco importantes eixos e no final os relatores fizeram a leitura de propostas que foram aprovadas e serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social. As propostas são as mais diversas, como contratação de equipes de profissionais para a área, ampliação do CRAS, adequações dos programas sociais, fortalecimento do Controle Social, dentre outras.

No final foi eleito um delegado que representará o Município na Conferência Estadual de Assistência Social e eleitos os novos membros que vão compor o Conselho Municipal de Assistência Social. Entre os novos conselheiros estão representantes do Poder Executivo Municipal, representantes dos trabalhadores do Setor e beneficiários dos programas do BPC, Bolsa Família e outros programas sociais, na condição de usuários, bem como de entidades sociais do Município.

Ao final,  a secretária Eliane Melniski agradeceu a presença de todos e disse que fica sempre a disposição para esclarecimentos à população sobre os programas sociais.