Coamo distribui R$ 689 milhões em sobras para seus cooperados

Considerada a maior cooperativa da América Latina, a Coamo Agroindustrial Cooperativa, começou nesta sexta-feira, 11, o pagamento das sobras aos seus cooperados. No total são R$ 689 milhões distribuídos aos mais de 30 mil cooperados, espalhados pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Em Goioerê, Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste, a movimentação na cooperativa começou cedo e foi possível conferir a alegria dos cooperados em receber este dinheiro extra, que contempla não apenas o cooperado e seus familiares, mas sobretudo movimenta o comércio da cidade, onde a Coamo está presente.

Um dos beneficiados com as sobras, o cooperado Edson Carlos do Vale cita que esse é um momento muito aguardado por todos. “Esse é um dia que a gente espera com expectativa, pois é um dinheiro extra que chega para ajudar a honrar os compromissos financeiros”, disse ele.

Para o cooperado Bolivar Rodrigues de Almeida, lembra que as sobras são um benefício importante para o quadro social, que é só é possível graças a solidez e boa gestão financeira e administrativa da Coamo. “Se dúvida. Sem a boa gestão que é feita e solidez da cooperativa, a gente não teria esse dia tão especial”, comentou.

Já Alex Apolonio Alves, disse que o pagamento das sobras é um evento esperado todos os anos e que a liberação desse dinheiro é muito importante, pois chega o recurso chega antes da colheita. “A gente só tem que comemorar e agradecer pelo zelo da Coamo com seus cooperados”, comentou.

O cooperado Maurício Agulhó comentou que esse é um dinheiro que vem em boa hora e principalmente, ajuda a pagar as dívidas que os produtores têm. “Graças a Deus, com estas sobras a gente consegue ter mais tranquilidade na hora de negociar, inclusive podendo esperar mais um pouco para buscar um melhor momento de vender a nossa soja”, destacou.

Para o cooperado Jurandir Alves Júnior, o momento é dos mais especiais, frisando que só existem sobras, porque a Coamo está bem administrada. “Isso eu não tenho dúvida. Um dinheiro extra, que chega graças à boa administração da cooperativa”, citou.

O gerente da Coamo em Goioerê, José Adilson Colaço, comenta que esse é um momento importante para a cooperativa e tem um significado grande para os produtores, principalmente porque demonstra como a Coamo vem sendo bem administrada e que isso é fruto da atuação de todos os envolvidos.

“Ao distribuir estas sobras, a Coamo contribui para o crescimento de Goioerê, Quarto Centenário, Rancho Alegre e toda a região”, disse, citando que a Coamo tem oferecido o melhor em benefício ao cooperado, que apenas uma cooperativa como ela é capaz de proporcionar.

QUARTO CENTENÁRIO: – Em Quarto Centenário, os cooperados também aproveitaram as primeiras horas desta sexta-feira para retirar suas sobras. “Recebemos com  orgulho as sobras, que na verdade  é o resultado de um trabalho conjunto, sério, ético, honesto, de toda a administração da Coamo”, disse ele.

Ainda de acordo com o cooperado, todo o ciclo econômico, que começa com a aquisição dos insumos, plantio, manejo da cultura, colheita e depois venda da produção,  gera sobras que acabam voltando para o quadro social de acordo com a movimentação de cada cooperado.

Para o cooperado Massao Anzai, o pagamento das sobras é um momento muito esperado. “Com certeza, um dia especial para todos nós”, disse, citando estar surpreso com os valores e resultado muito positivo da cooperativa. “Este  foi um ano difícil, com essa pandemia, além de geadas no milho e seca na lavoura de soja. Mas mesmo assim estou recebendo um valor que considero muito bom”, destacou.

RANCHO ALEGRE: – Assim como nas demais unidades da Coamo, em Rancho Alegre D’Oeste, a movimentação dos cooperados começou cedo. “Estamos vivendo uma safra diferente, sob o fenômeno climático La Niña, com menor expectativa de produtividade. Por isso eu digo, que as sobras da Coamo chegam para dar um alento às famílias dos produtores rurais”, disse José Carlos Deck.

Já Valdemir Vital de Lima disse que o momento é de agradecer e que esse dinheiro extra chega em boa hora. “A safra deste ano está deixando a desejar e a gente só tem que agradecer, que mesmo com todas as dificuldades a Coamo segue prestigiando seus cooperados, pagando as sobras e nos ajudando a honrar nossos compromissos financeiros”, citou.