Chuva volta mais abrangente e em grandes volumes

O fim de semana foi marcado por um volume expressivo de chuva na região Oeste do Paraná, inclusive na região onde a Copacol atua, aumentando a expectativa do produtor rural para fazer a semeadura da soja e motivando aqueles que haviam plantado.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

O engenheiro agrônomo da Copacol, João Mauricio Róy, pesquisador do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), diz que o acumulado de chuva na maioria das unidades da Cooperativa ultrapassou os 200 milímetros, o que possibilita ao produtor fazer semeadura da cultura da soja – maior aposta no campo enquanto cultura de verão.

Até a sexta-feira, 1º de outubro, 25%, da área destinada à soja nesta safra já havia sido implantada na região de atuação da Copacol. “Aos produtores que irão fazer a semeadura da soja, orientamos que seja feita com muito critério. O produtor deve aguardar a umidade ideal do sol. As previsões indicam mais precipitações para esta semana. Sabemos que o momento é ideal e oportuno para a semeadura, mas é importante que ela seja feita da melhor maneira possível. O principal processo para determinar a produtividade de uma cultura, é o momento da semeadura”, alerta João Mauricio.

Ele recomenda se caso o produtor tem alguma dúvida, o mesmo deve procurar o engenheiro agrônomo que o atende para orientá-lo sobre as condições ideais do solo para se fazer a instalação da cultura a campo.

Confira o acumulado de chuva registrado na sexta-feira e também no fim de semana em algumas Unidades da Cooperativa:

Carajás – 240 mm
Universo – 240 mm
Formosa – 245 mm
Goioerê acumulado de 200 mm
Capanema – 189 mm
Planalto – 174 mm
Guaraniaçu – 195 mm
Bom Principio Toledo – 220 mm
Cafelândia – 220 mm
Melissa – 240 mm
Nova Aurora – 232 mm
Palmitópolis – 230 mm
Joaesse – 240 mm
Palmitolandia – 230 mm