Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 12 de abril

Começa no dia 12 do próximo mês de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. No total, 79 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo, entre os quais gestantes e idosos, devem ser imunizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, por causa da pandemia, a vacinação deve ocorrer em três etapas, conforme a realidade de cada município, que também terá autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D).

Ainda conforme estabelecido pelo governo federal, neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores.

Por coincidir com a campanha de vacinação a Covid-19, o  Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes. A orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

Importância da vacinação: O Ministério da Saúde lembra que a imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Por isso deve ser mantida apesar de todos os desafios frente à circulação do novo coronavírus.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

2 thoughts on “Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 12 de abril

Deixe um comentário