Campanha de atualização de rebanhos da Adapar está na reta final

A campanha de atualização de rebanhos de 2020, no Paraná, que teve início em 1º de maio, será finalizada em 30 de novembro. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais do Paraná e abrange todas as espécies de animais de produção, visando garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais de produção do Estado.

A atualização pode ser realizada presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Secretarias Municipais de Agricultura autorizadas.

Optando pela atualização on line, o produtor pode acessar o link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho .Nesse caso, o produtor deve estar cadastrado na Central de Segurança do Estado do Paraná. Havendo necessidade de ajuste no cadastro inicial (correção de e-mail, etc.) onde não for possível o ajuste pelo sistema, o telefone de contato é o (41) 3200-5007.

A Adapar alerta que, após 31 de outubro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, portanto, o produtor que necessita movimentar seus animais, deve ter realizado a atualização até o final de outubro.

Caso a atualização do rebanho não seja realizada pelo produtor dentro do prazo estabelecido, estão previstas penalidades na legislação vigente, entre elas o pagamento de multa.

 

Área Livre: O Paraná é reconhecido nacionalmente como “Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, desde 1º de setembro deste ano (Instrução Normativa nº 52/2020). A medida deixou o Estado mais perto do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já formalizou o pedido à OIE, que está avaliando o relatório do Paraná.

“A meta agora é conquistar o reconhecimento internacional, que se aprovado pela OIE, deverá ocorrer em maio de 2021. A conquista possibilitará a abertura de novos mercados e a atração de investimentos para as cadeias de suíno, peixe, frango, leite e bovinocultura de corte”, afirma o médico veterinário Walter Riberete, Coordenador do programa Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

One thought on “Campanha de atualização de rebanhos da Adapar está na reta final

Deixe um comentário