Caminhão elétrico passa a integrar frota da Copacol

Sempre aberta à propostas inovadoras, a Copacol conta agora com um caminhão elétrico em sua frota de veículos. Em parceria com a Jetta Transportes, empresa prestadora de serviço, ele irá circular no Estado de São Paulo, região onde a Cooperativa possui uma Filial de Vendas.

De acordo com o superintendente de Logística da Cooperativa, Itamar Ferrari, parcerias como esta são sempre bem-vindas. “A transportadora sugeriu essa cooperação para termos este veículo na nossa frota e nós prontamente aceitamos. Estamos conhecendo esta tecnologia e saber que nossos parceiros também estão atentos ao mercado é muito positivo”, diz.

O caminhão tem energia 100% limpa, ou seja, não emite CO², tem capacidade de 3,5 mil quilos de carga e possui autonomia de até 230 quilômetros com uma única carga de bateria.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A Cooperativa produz com responsabilidade cuidando do meio ambiente. Dessa forma, investe em projetos que garantam a sustentabilidade ambiental. Um exemplo é a utilização de energia a partir do biogás na UPL (Unidade de Produção de Leitões) de Carajá, no município de Jesuítas, que tem a capacidade de produzir 648 mil kwh/mês. Essa quantidade é suficiente para atender toda a UPL, com excedente.

Outros locais que também utilizam o biogás são as UPLs de Central Santa Cruz e de Formosa do Oeste. Há ainda a UPD (Unidade de Produção de Desmamados) em Jesuítas que tem a previsão para iniciar a utilização deste tipo de energia ainda em agosto.

A energia fotovoltaica é outro investimento da Cooperativa. Na Unidade Carajás I a geração mensal de energia limpa é de quase 11 mil kw/h e na Unidade Carajás II é de mais de 22 mil kw/h.

Além disso, somente em 2021, a Copacol tratou 22,9 mil m³ de efluentes nas estações de tratamento, reutilizou 2,5 mil m³ de água por dia e reciclou 19,5 mil toneladas de resíduos.