Avicultores se destacam com expressivos resultados no mês de agosto

O mês de agosto foi marcado na avicultura da Copacol pelos altos índices zootécnicos obtidos pelos cooperados. A média geral do mês ficou em 406 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), umas das maiores na história da atividade avícola na Cooperativa. Quem contribui com esses expressivos IEPs foram os produtores de Cafelândia Aldair Olivo, com 403, e João Oleinik, com 502 pontos.

O avicultor de Formosa do Oeste, Mário Pereira Lopes, também está na lista dos três melhores do mês com 489 pontos. Dono de uma das melhores médias produtivas na avicultura da Copacol, o cooperado Aldair Olivo diz que o bom resultado se deve a vários fatores, dos quais ele destaca o pré-aquecimento, que no lote em questão foi de um período maior, fato que proporcionou um bom início de ciclo das aves no galpão e proporcionou um bom resultado.

“Depois de participar de um treinamento promovido pela Copacol decidi fazer o manejo inicial de forma diferente e percebi que valeu apena, o resultado de certa forma foi surpreendente”, diz Aldair, que conta com a ajuda da esposa Sandra nos manejos do dia a dia.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As melhores conversões alimentar dos frangos no mês de agosto foi dos cooperados Agenor Thomé, de Jesuítas, com 1.542 kg; Nair Gerônimo Sakyama, de Formosa do Oeste, com 1.546 kg; e Zélio Debiazi, de Nova Aurora, com 1.546 kg.
A média geral do mês de todos os produtores que entregaram frangos à Cooperativa ficou em 1.666 kg.

Já a média de crescimento diário do mês, ficou 71.78 gramas. Os melhores resultados foram dos produtores Aldair Olivo, com um crescimento de 83.74 gramas; Pedro Antônio de Oliveira Coelho, de Goioerê, com 83.05 gramas; e João Oleiniki, com 81.42 gramas.

WhatsApp