Apesar da chuva, colheita da soja já chega a 25% da área de atuação da Copacol

A instabilidade climática tem atrasado a colheita da soja na área de atuação da Copacol, mas mesmo assim a área colhida já chega 25%. A soja colhida até o momento apresenta-se com uma produtividade considerada boa, dentro das expectativas da Cooperativa.
Depois de uma semana de chuva, os produtores aproveitaram os dois dias de tempo aberto do último fim de semana para realizar a colheita, apesar da alta umidade do grão. Entre uma abertura de sol e outra o produtor colocou as máquinas no campo e adiantou o processo. A semana começou com chuva, fato que impossibilitou o agricultor a voltar à campo e dar continuidade na colheita da oleaginosa.
O produtor Emir Schneider, de Corbélia, no oeste do estado, aproveitou a estiagem do fim de semana e foi a campo colher a soja. Segundo ele, 55% da área já foi colhida. O produtor aguarda pela volta do sol para dar sequência na colheita, principalmente nos 15% da área onde foi realizada a dessecação.
O gerente técnico da Copacol, Tiago Madalosso, faz uma avaliação da colheita: “Mesmo com o clima desfavorável, houve avanço na colheita neste fim de semana e chegamos a 25% da área colhida na região da Copacol. A chuva tem causado preocupação para a Cooperativa e produtores, diante de alguns prejuízos, principalmente quanto a qualidade do grão e o atraso para a semeadura do milho. Apesar das chuvas, os manejos continuam, em especial para as áreas que já foram semeadas com grão. A população da cigarrinha está elevada e o produtor que já está com o milho emergido deve ficar muito atento ao manejo dessa praga”, recomenda.
Ele lembra que este é um manejo que deve ser realizado com base em alguns critérios técnicos e a visita de um técnico da Cooperativa é fundamental para recomendar o momento ideal para realizar a dessecação.
Segundo ele, existe previsão de mais chuva para esta semana e, diante disso, o produtor, mesmo com certa umidade do grão, deve aproveitar possíveis momentos de estiagem para colher a soja.

PRODUTIVIDADE: – As lavouras foram bem conduzidas durante o ciclo no campo, o clima contribuiu e, mesmo apesar dos grandes volumes de chuva dos últimos dias, a produtividade tem sido muito boa na média. “Nós tivemos produtividades consideradas baixas em algumas áreas pontuais, onde as chuvas de dezembro foram irregulares. Já em outras regiões, onde as condições foram melhores, estamos com produtividade acima de 200 sacas por alqueire e, com isso, espera-se que a média geral de produtividade da soja na safra 22/23 fique entre 160 a 170 sacas por alqueire, atendendo a expectativa da Copacol”, explica Tiago.