98% dos paranaenses estão a favor da resposta de Ratinho Junior para aumentar a segurança nas escolas

Uma pesquisa da Radar Inteligência aponta que 98,1% dos paranaenses se posicionam de maneira favorável à ao aumento de segurança promovido pelo Governo do Paraná no entorno das escolas. Logo após o episódio de Blumenau, Ratinho Junior apresentou medidas que envolvem treinamento de docentes, contratação de psicólogos, implementação de novos dispositivos de alerta das forças de segurança e o deslocamento de 5,6 mil policiais militares para fiscalizar as escolas da rede estadual nos 399 municípios praticamente 24 horas por dia.

De acordo com a sondagem, 83,7% consideram a medida “muito importante” e 13,5% “importante”. A aprovação acontece em todos os recortes analisados: faixa etária, gênero, nível de escolaridade e renda, região ou cidades grandes e pequenas. Regionalmente, no Sudoeste o quesito “muito importante” alcançou 94,1% de aprovação. Na região de Irati e União da Vitória, 88,5%.

O Paraná não foi alvo de nenhum episódio violento, mas o aumento da fiscalização ajudou a dar tranquilidade para as famílias. “A proteção das crianças, jovens, professores e de toda a comunidade escolar é prioridade. Nós queremos as escolas públicas estaduais e municipais, as escolas particulares e as universidades protegidas. Não vamos medir esforços para garantir a efetividade das medidas de segurança que implementamos no Estado”, disse Ratinho Junior.

Há duas semanas, o governador aderiu ao pacto nacional pela proteção da educação, junto a representantes do governo federal, líderes dos demais Poderes da República, governadores e vice-governadores dos outros 25 estados e do Distrito Federal. O Paraná também desenvolveu um Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná, que se reúne periodicamente para avaliação das ações e direcionamento de esforços.

MEDIDAS

Entre as iniciativas do Estado está a atuação direta de mais 5,6 mil policiais militares nas unidades escolares, um aporte adicional de R$ 30 milhões ao ano para ampliação de 206 para 400 Colégios Cívico-Militares e R$ 8,4 milhões para a implantação de 200 sistemas de videomonitoramento do programa Olho Vivo em colégios estratégicos.

O Estado também iniciou o treinamento de 2,2 mil servidores da Educação em protocolos de segurança e anunciou a disponibilização do Botão do Pânico para acionamento rápido da Polícia Militar pelos professores. O Estado ainda vai contratar 40 psicólogo para prestarem suporte aos 32 Núcleos Regionais de Educação e mais 200 bolsistas da área que vão realizar visitas periódicas às escolas. Da redação