Regional de Saúde alerta municípios sobre o aumento de casos da dengue

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, emitiu nota nesta semana, alertando aos municípios sobre o aumento da dengue nas cidades. De acordo com a entidade, o momento é de alerta total.

Entre as cidades alertadas, estão Moreira Sales, que já registrou 6 casos da doença, além de Peabiru (3); Quinta do Sol (1); Roncador (12); Terra Boa (5); Barbosa Ferraz (2); Campina da Lagoa (1); Engenheiro Beltrão (1); Iretama (4); e Ubiratã (2).

 “Estamos em alerta total porque encerramos um ciclo altíssimo e não se pode brincar com este novo ciclo”, alertou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira.

Ele informou que a Regional já realizou 10 capacitações com técnicos dos municípios da Comcam e está agora elaborando um plano de contingência. “Não é nosso casos, mas tá tem município no Paraná já com sinal de alerta vermelho para dengue”, observou.

Já a chefe de Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde, Alessandra Granado, reforça que os cuidados de prevenção devem ser constantes e redobrados. “A preocupação não deve se limitar somente à pandemia de coronavírus. A dengue também é uma doença grave e já começamos a ter o aumento de casos em nossa região, o que é extremamente preocupante”, alertou.

Hoje, 90% dos criadouros estão nos quintais e ambientes internos, em garrafas, lixeiras, caixa d´água e ralos destampados, vasilhas para água de animais, vasos de plantas, coletores de água da geladeira e do ar condicionado, entre outros.

No Paraná, já são 578 casos no novo período epidemiológico. Foram registrados 205 novos casos da doença nos últimos quinze dias. 93 municípios apresentam casos confirmados de dengue; 13 a mais que o boletim anterior, que trazia 80 cidades com confirmações.

O Estado viveu a maior epidemia de dengue no período anterior, totalizando mais de 220 mil casos e 177 óbitos. O estado já registrou o primeiro neste novo período epidemiológico em Apucarana. Trata-se de uma mulher de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune.

O informe totaliza 3.468 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses. Para a Chikungunya, são 14 notificações e, para a Zika, são 2.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário