Novembro Azul alerta para os cuidados com saúde masculina

Novembro é o mês dedicado pelas secretarias de saúde, aos cuidados com a saúde do homem. Para tanto, a Secretaria de Estado da Saúde está desenvolvendo a campanha “Novembro Azul”, que traz como tema central “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.

A campanha é das mais importantes, uma vez que dados Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – apontam que no Paraná, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 6.529.531 atendimentos na rede de Atenção Primária à Saúde. Deste total, apenas 1.771.000 foram do sexo masculino. O restante foram atendimentos às mulheres.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, no estado se segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que envolve promoção, proteção e prevenção em todas as áreas e serviços da rede pública. Essa política tem como base cinco eixos principais: acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.

NÚMEROS: – De acordo com dados preliminares, registrados no Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM), em 2021, no Paraná, os óbitos da população masculina entre 20 e 39 anos estão relacionadas com causas externas, principalmente os acidentes de trânsito e violência; entre homens de 40 a 79 anos, as doenças infecciosas e parasitárias tiveram grande destaque, principalmente porque sofreram influência das doenças causadas por vírus, como a pandemia da Covid-19.

Já a população de 80 anos ou mais, tem como a principal causa de morte as doenças do aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão.

CÂNCER: – O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Para a população masculina do Paraná, estima-se que neste ano sejam 13.990 novos casos de câncer, exceto o câncer de pele não melanoma. O câncer mais acometido é o de próstata, com 3.560 novos casos, seguido do câncer de cólon e reto, com 1.250, e do câncer de traqueia, brônquios e pulmões, que somam 1.180 novos casos. O número de internamentos em 2021 foi de 2.052 e 1.030 pacientes morreram por câncer de próstata no Estado