Goioerê vive ‘explosão’ de casos de dengue e números são preocupantes

A cidade de Goioerê vive uma verdadeira ‘explosão’ de casos de dengue, com os números preocupando as autoridades de saúde. Já são mais de 130 casos confirmados da doença e outros 160 aguardando resultados de exames.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Devido a essa ‘explosão’ de casos, muitas pessoas têm procurado das unidades de saúde, mas especialmente o Pronto Atendimento. A situação é grave e a Saúde pede a colaboração da população, no sentido de limpar bem os quintais e não deixar água parada em locais que sirvam de criadouro para o mosquito transmissor da doença.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

Um dos fatores que ajudam no aumento de casos da dengue, são as temperaturas elevadas e as chuvas de verão. “A temperatura elevada e as chuvas de verão, geralmente ao final do dia, favorecem a proliferação do mosquito. Daí a necessidade da população ajudar não deixando água parada”, destaca a Vigilância Sanitária.

Na tentativa de amenizar a situação e conter o avanço da dengue na cidade, a Secretaria de Saúde, através dos agentes de endemia, está intensificando ações em todos os bairros. “O poder público está fazendo a sua parte, mas a população precisa fazer a dela. Só assim a gente vence essa guerra”, comenta Ana Flávia Costa, diretora da Vigilância Sanitária.

BRASIL: – Em nível nacional, a dengue também tem avançado muito e o país corre o risco de viver uma grande epidemia da doença. O sinal de alerta já chama a atenção não só das autoridades do Brasil, mas também internacionais.

SAIBA MAIS: – Para prevenir casos de dengue, é importante evitar acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, calhas e outros objetos que podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor. É importante, também, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Caso o morador tenha febre e mais dois sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor articular, dor atrás dos olhos), deve procurar uma unidade de saúde.