Goioerê tem quase 200 registros de dengue: população deve ficar atenta

A dengue começa a ganhar corpo no município de Goioerê, que até sexta-feira, contava com 199 notificações de casos suspeitos e outros 4 casos positivos da doença.

Os números são preocupantes e apesar da pouca incidência de chuvas, a orientação à população é para que mantenha os cuidados preventivos e o quintal livre de recipientes que possam acumular água. Dessa forma, evita-se a reprodução do mosquito transmissor da doença e consequentemente o aumento dos casos de dengue.

De acordo com a Vigilância Sanitária, além da dengue, o Aedes aegypti é vetor da chikungunya, febre amarela e zyka vírus, doenças que podem agravar a Covid-19. “Por isso a recomendação para que todos os cuidados sejam observados”, tem dito a chefe do órgão, Renata Costa.

Por conta do aumento de casos, a Prefeitura realizou no mês passado, mais precisamente nos dias 12 e 13, um grande arrastão de limpeza no bairro Santa Casa, onde o foco da dengue tem sido grande.

Conforme as informações da Secretaria de Saúde, a Prefeitura também já realizou arrastões de limpeza na Vila Candeias e Jardim Curitiba, onde os trabalhos se concentraram os pontos mais críticos de cada bairro.

ÍNDICES: – No último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no dia 8 de março, Goioerê apresentava 4,2% de infestação do mosquito. O índice é considerado alto, já que o tolerado pela Organização Mundial de Saúde – OMS – é de 1%.

De acordo com a coordenação do setor de combate à dengue, os índices estão alto porque o período atual é historicamente mais grave, devido ao clima que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Segundo o setor, a redução da infestação foi registrada em pelo menos dois bairros: Vila Candeias, que em janeiro apresentou índices de infestação de 17,2 e  agora caiu para 3,40 e Jardim Curitiba, que apresentou índices de 9,7 no primeiro levantamento e no último foi de zero.

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário