Gastos com Covid: órgãos cobram mais transparência dos prefeitos

Órgãos de controle e entidade de combate à corrupção, estão cobrando mais transparência dos gestores municipais, em relação a aplicação dos recursos que os governos estadual e federal têm repassado aos municípios para ações de enfrentamento ao Covid-19.

O alerta está sendo feito por conta de que alguns casos, inclusive escandalosos, já chegaram à Justiça. Trata-se de compra de equipamentos superfaturados, pagamentos feitos a empresas fantasmas e insumos de má qualidade.

De acordo com algumas entidades de controle e fiscalização, em crises como essa, quando se flexibilizou regradas de licitações e compras, por exemplo, os riscos de desvios de dinheiro e favorecimento a empresas é muito grande.

Por tanto, equilibrar o papel de orientador dos gestores, sem abrir mão da missão principal, a fiscalização dos gastos públicos, é, sem dúvida, um desafio para essas entidades de controle, entre elas, Tribunal de Contas – estado e União, bem como Ministério Público, Observatório Social e Controladoria Geral.

No entanto, todos precisam entender, que a flexibilização fiscal nesse tempo de pandemia, não é um salvo conduto para os maus gestores. É um instrumento temporário que ajuda a reduzir os efeitos da pandemia e dá agilidade no atendimento ao cidadão. A transparência total sobre os gastos é imprescindível e este é o primeiro item que as entidades estão cobrando dos prefeitos e secretários municipais.

Pelo projeto de “socorro” aos municípios, por conta da pandemia, Goioerê estará recebendo R$ 3,6 milhões em recursos extras. O pagamento será em 3 parcelas.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 99900-1503 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

One thought on “Gastos com Covid: órgãos cobram mais transparência dos prefeitos

  • 05/02/2022 em 01:40
    Permalink

    Can I just say what a relief to seek out someone who actually is aware of what theyre talking about on the internet. You undoubtedly know the way to bring an issue to light and make it important. More folks have to read this and understand this aspect of the story. I cant believe youre not more popular because you positively have the gift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.