“Dia D” de vacinação contra a paralisia infantil acontece hoje

A exemplo do que acontece em todo o país, a saúde de Goioerê realiza neste sábado, a partir das 8 horas, o chamado ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite – a paralisia infantil. A campanha tem como público alvo crianças com idade entre 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A enfermeira Lilian Ohara cita que para atender a demanda, as Unidades de Saúde estarão abertas até às 17 horas deste sábado. “Vamos estar de plantão, atendendo a todos que nos procurarem”, destaca ela.

A enfermeira cita ainda, que todas as crianças, independentemente de já terem sido vacinadas, terão de receber a vacina das gotinhas nesta campanha. “Nós estamos fazendo um apelo aos pais e responsáveis para que nos ajudem. A polimielite é coisa séria e não dá para brincar”, dia Lilian.

Ainda de acordo com a enfermeira Lilian, também está sendo realizada nas Unidades de Saúde de Goioerê, a Campanha de Multivacinação, que tem como público alvo, adolescentes com até 15 anos.

Liliana lembra que para ser imunizado, basta levar a carteira de vacinação que a equipe da UBS irá analisar e verificar quais vacinas são necessárias e aplicá-las. “Mais uma vez peço aos pais que nos ajudem. Não podemos brincar com a paralisia infantil”, destacou.

PARANÁ: – Para que a vacinação seja efetiva no estado é preciso atingir a cobertura vacinal de 95% desta população. A vacina utilizada na campanha é a oral, com duas gotinhas para cada criança.

“Neste momento de pandemia ressaltamos a necessidade das crianças estarem imunizadas; podemos evitar várias doenças e óbitos provocados pela infecção viral”, comenta Vera Rita, da Secretaria Estadual de Saúde.

A Campanha de Multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. “A estratégia consiste em oportunizar um único momento para que as famílias possam estar imunizadas; temos vacinas contra o sarampo, meningite, rubéola, caxumba,  difteria, tétano, pneumonia e diarreia, entre outras; são doenças graves que provocam mortes de crianças e que podem ser evitadas; as vacinas estão disponíveis nestas campanhas”, informou a chefe do programa de imunização paranaense.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário