Covid-19: falta de vacina atrasa avanço da imunização na região

A falta de vacina está afetando o avanço da imunização contra a Covid-19 nos municípios da região. A expectativa das prefeituras, fica por conta da notícia de que a 11ª Regional de Saúde receberá, ainda nesta semana, um novo lote de doses do imunizante.

Em Goioerê, segundo a secretária Gabriela Martins, a vacinação segue para aqueles que já podem receber a segunda dose. “Mas estamos na expectativa de que ainda esta semana, possamos retomar o cronograma, alcançando outras faixas etárias”, disse.

Segundo informações, existe a previsão de que a região receberá nos próximos dias, cerca de 17 mil doses do imunizante, garantindo aos municípios que prossigam com o cronograma de vacinação, em especial aplicando a segunda dose da vacina.

Na semana passada, Goioerê realizou uma verdadeira força-tarefa de vacinação, com a Secretaria de Saúde conseguindo imunizar 702 pessoas em apenas um dia. “Queremos retomar essa ação, mas para tanto precisamos de mais vacinas”, diz a secretária Gabriela.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que o Estado tem atuado com agilidade na distribuição das vacinas, mas o repasse de mais doses depende da liberação de novos lotes pelo Ministério da Saúde.

Os estudos apontam que a Coronavac, vacina que ela recebeu, tem eficácia garantida de 50%, em regime de duas doses com intervalo de 14 a 28 dias, por isso o próprio Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios guardem doses suficientes para que não falte para os grupos cuja imunização já foi iniciada.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário