BCG: saúde agenda vacinação  para o dia 9 do mês de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê, está informando aos pais e responsáveis, que a vacinação da BCG, inicialmente prevista para acontecer no próximo dia 2, foi adiada para o dia 9 de outubro. A vacinação será realizada das 8 às 12 horas, no Posto de Saúde Central.

Com dose única, a BCG é uma proteção fundamental contra formas graves da tuberculose, uma doença infecciosa bem antiga e altamente transmissível, que se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios e até levar à morte.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização protege contra meningite tuberculosa e a tuberculoses miliar, disseminada na corrente sanguínea, apresentando impacto positivo na redução da mortalidade infantil.

Reconhecido por deixar uma cicatriz no braço que recebeu a aplicação, o imunizante foi utilizado pela primeira vez  ainda em 1921.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é muito eficaz no combate à tuberculose e foi incluído em 1976 no calendário vacinal brasileiro pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os recém-nascidos devem tomar a vacina no primeiro mês de vida para se protegerem contra a tuberculose.

DOENÇA INFECCIOSA: A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são: febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

A secretária Gabriela Martins cita que essa vacina é muito importante, uma vez que o bebê quando nasce não possui as defesas necessárias para combater infecções e as vacinas ajudam a estimular a proteção do organismo, diminuindo o risco de ficar doente e ajudando a criança a crescer saudável e a ter um desenvolvimento adequado.