A dois dias do fim, saúde intensifica a campanha contra a pólio na região

Faltando dois dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, municípios que pertencem à Comarca de Goioerê estão intensificando as ações de busca do público-alvo.

Segundo dados da 11ª Regional de Saúde, Quarto Centenário é o município da Comarca que mais vacinou, ultrapassando os índices do Ministério da Saúde. Até agora 100,96% das crianças foram imunizadas na cidade.

As demais cidades: Goioerê, Moreira Sales e Rancho Alegre D’Oeste ainda não conseguiram fechar os índices do Ministério da Saúde, que é vacinar pelo menos 95% das crianças em idade de imunização.

A DOENÇA: – A doença contagiosa é causada por um vírus que, além da paralisia, pode causar dores e atrofia muscular. As informações são do Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional começou no mês de agosto e prevê um público-alvo de 11,5 milhões de crianças. Outro objetivo da campanha é reduzir o número de não vacinados entre os menores de 15 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”, desde que elas já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada, aquela injetável que consta no esquema básico de vacinação.

A mobilização nacional contra a paralisia é adotada desde a década de 1980 e o último caso da doença foi em 1989. Entretanto, a OMS – Organização Mundial da Saúde – considera que a baixa cobertura vacinal é uma das principais ameaças globais à saúde, pois traz o risco de reintrodução de doenças já eliminadas, como a poliomielite.