Síndrome Visual: conheça os seus principais sintomas

A Síndrome Visual associada ao uso do computador é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome.

Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras, difi culdade em conseguir foco e enxaquecas.

O médico oftalmologistaRenato Tolazzi, do IMOF, dá algumas dicas para evitar problemas com a visão. De acordo com ele, é preciso controlar a iluminação.

O médico diz que ficar exposto a um ambiente de trabalho excessivamente iluminado é tão prejudicial quanto olhar diretamente para a luz do sol através da janela.

Quando o computador estiver em uso, o ideal é reduzir pela metade as lâmpadas do ambiente e procure controlar a entradade luz natural com cortinas ou filmes. Além disso, posicione a estação de trabalho de modo que a luz entre lateralmente no ambiente.