Saúde promove campanha sobre a importância do aleitamento materno

A Secretaria de Saúde de Quarto Centenário está promovendo, ao longo do mês de agosto, uma série de atividades preventivas e orientativas para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação.

As atividades são realizadas dentro da campanha Agosto Dourado, oportunidade em que as mães são orientadas e estimuladas sobre o aleitamento materno. O foco é mostrar a importância da amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre as mulheres, principalmente àquelas que são mães, diz o enfermeiro Marcos.

Ele lembra que o propósito das ações é fazer com que a sociedade compreenda que, promover e oferecer condições para a amamentação é responsabilidade de todos, não apenas um ato individual da mãe.

É claro que a gente trabalha com as mães, mas todos podem colaborar, incentivando e destacando a importância desse ato, comenta ele.

Benefícios – Apesar de ser o alimento mais completo para o bebê, apenas 39% das crianças de até seis meses no mundo recebem exclusivamente o leite materno. A recomendação é que as mães sigam dando o peito aos pequenos até os 2 anos de idade, introduzindo outros alimentos e bebidas a partir do sexto mês.

O aleitamento funciona como uma primeira vacina para o bebê, já que o leite da mãe tem anticorpos contra vírus e bactérias enquanto o sistema imunológico da criança se desenvolve.

A amamentação reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, e diminui casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Ao sugar o peito, o bebê tem o desenvolvimento mais harmonioso da musculatura e dos ossos da face, dentição saudável, bom desenvolvimento da fala e boa respiração.

Para a mãe, a amamentação diminui o risco de câncer de mama e de colo de útero e ajuda na redução de peso após o parto. Estudos apontam até redução nos índices incidência de Alzheimer.

Semana Mundial – A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992 em todo mundo, organizada por ONGs, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, em abril de 2017 foi sancionada a Lei 13,435, que instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno, em que as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento devem ser intensificadas.