Saúde orienta mulher sobre o que fazer ao descobrir que está grávida

O Ministério da Saúde está orientando as mulheres sobre o que fazer ao descobrir a gravidez. De acordo com as dicas, o primeiro passo é iniciar o pré-natal em uma unidade de saúde, onde a mulher será avaliada, recebendo também as orientações para saber importância de se manter saudável, quais vacinas são necessárias tomar e também receber orientações psicológicas.

Ainda segundo as orientações, é durante o pré-natal que o profissional de saúde deve ficar atento ao estado da gestante, identificar possíveis intercorrências, e trata-las, esclarecer as dúvidas, acompanhar os incômodos normais desse período, como náuseas, enjoos, cansaço, sono e orientar sobre mudanças que contribuem para o desenvolvimento do seu bebê.

Cuidado com a pressão alta – Durante as consultas são realizadas as verificações do peso da gestante, cálculo do Índice de Massa Corporal e ganho de peso, e aferição da pressão arterial. “É preciso ter muito cuidado na gestação com a questão da pressão alta. Por isso, é preciso manter uma boa alimentação e verificar sempre a pressão, para que ela tenha um parto saudável”, orientam técnicos do Ministério da Saúde.

O acompanhamento periódico e contínuo das gestantes é fundamental para assegurar a saúde da mãe e do bebê. Mas essa preparação vai além do pré-natal realizado na unidade de saúde. A leitura da caderneta da gestante amplia o conhecimento sobre a gravidez, mudança do corpo, desenvolvimento do bebê e participação do homem em todas as etapas.

Cuidados com a nutrição – Aquela história de que grávida come por dois já está mais que batida. Isso é errado! A alimentação é um dos aspectos mais importantes para a formação de um bebê saudável e para mãe não ter complicações.